BAGÉ WEATHER

Imunização

Sábado terá vacinação contra a influenza na praça

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Aplicação de doses será das 9h às 15h

Idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, também crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde e professores já podem receber doses da imunização contra a influenza. A vacinação começou na segunda-feira e está disponível nos postos de Saúde. No sábado, porém, aqueles que não podem ser deslocar até uma unidade poderão buscar a vacina no centro da cidade, na unidade móvel da Saúde. Isso das 9h às 15h.

O pedido do município é quem quer garantir a imunização deve estar munido da carteira de vacinação e de um documento. O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, à reportagem, destacou a importância da vacinação contra a influenza ao lembrar que, neste período do ano, aumenta o número de casos de doenças respiratórias. "É importante vacinar. Sábado, nós teremos, no centro, das 9h às 15h, as vacinas e, agora, a contra a influenza. Agora, chega o período das doenças respiratórias e é importante as pessoas estarem imunizadas", pontuou.

O secretário reiterou que o município já vacina, desde segunda, nas unidades de Saúde, e que, a cada 15 dias, é possível também buscar pelas doses na unidade móvel, no centro da cidade (na praça Silveira Martins, a do Coreto). "Sábado vamos reforçar essa imunização no centro da cidade, conforme a gente vem divulgando a cada 15 dias. A gente tem vacinado no centro e neste sábado teremos essa oportunidade das pessoas acessarem a unidade móvel e fazerem suas vacinas", enfatizou.


Entenda
De acordo com o Piratini, diferentemente das últimas edições, a estratégia deste ano é que a vacinação seja em etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis, mas isso várias de município para município. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da Saúde. Somados, esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas nas populações estimadas. Para os demais públicos elegíveis, que totalizam mais 1,4 milhão de pessoas, serão disponibilizadas as doses – porém, sem estipulação de cobertura a ser atingida.


Dia D
O Dia D da campanha será em 6 de maio. Na data, haverá postos abertos de forma extraordinária para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo a definição a cada Estado.


Queda nas coberturas
O Rio Grande do Sul (assim como os demais Estados) tem registrado uma diminuição na procura pela vacina contra a influenza. Nos últimos cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica.

Ano - cobertura

2022 – 65,2%
2021 – 79,3%
2020 – 93,5%
2019 – 87,2%
2018 – 86,3%

Adoença
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

A dose pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.


2023 (até 13ª semana do ano)

Casos: 27 (16 por Influenza A, 10 por Influenza B e um sem informação)
Óbitos: 1 (Influenza A)
2022 (até 13ª semana do ano)

Casos: 293 (todos por Influenza A)
Óbitos: 48 (todos por Influenza A)
2022 (janeiro a dezembro)

Casos: 836 (832 por Influenza A e 4 Influenza B)
Óbitos: 136 (todos por Influenza A)

Família de Bagé organiza Pix premiado para pagar cirurgia Anterior

Família de Bagé organiza Pix premiado para pagar cirurgia

Acumulado na Sanga Rasa foi de apenas 11 milímetros Próximo

Acumulado na Sanga Rasa foi de apenas 11 milímetros

Deixe seu comentário