BAGÉ WEATHER

Estiagem

Racionamento de 18 horas começa na terça

Deividi Leonel/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sanga Rasa está quase 10 metros abaixo do normal

Para evitar o colapso no abastecimento, anunciou o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a partir de terça-feira, dia 2 de maio, tem Início o racionamento de 18 horas. A cidade continuará sendo dividida em dois setores. O Setor 1 (Zona Oeste) será abastecido das 6h às 12h (meio-dia) e o Setor 2 (Leste) das 18h às 00h (meia-noite), incluindo os bairros abastecidos pela Pedreira. Ou seja, cada setor receberá água seis horas por dia. "O Daeb ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais", ressalvou a autarquia.

O Daeb destacou que essa é uma das mais fortes estiagens dos últimos anos. "As chuvas não ocorrem com intensidade e o déficit hídrico já é enorme, chegando a quase 400 milímetros de precipitação a menos", pontuou a divulgação. “Infelizmente, diante da não ocorrência de chuvas, estamos tendo que aumentar o racionamento para 18 horas. Estamos realizando todas as medidas possíveis para evitar o colapso total no abastecimento, fato que já vem ocorrendo em cidades vizinhas”, explicou o diretor-geral da autarquia, Franco Alves. Ele argumentou que a situação das barragens é muito crítica.

A Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, está 9,7 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí chegou a seis metros negativos. Desde setembro de 2022, com exceção de março deste ano, as precipitações ficaram abaixo da média. Em abril, foram registrados apenas 17,7 milímetros de chuva, insignificante para alterar o cenário.

Histórico
Desde que a estiagem se agravou, em janeiro, o Daeb entrou com racionamento preventivo de seis horas durante a madrugada. Depois, em fevereiro, o rodízio foi aumentado para 12 horas e, em março, para 15 horas. Além do racionamento, a autarquia reativou a Pedreira, reservatório utilizado em situações emergenciais, para abastecer alguns bairros da Zona Leste. Além disso, intensificou o uso de caminhões-pipa.

 
Também estão sendo buscados recursos para amenizar a situação, como o recente repasse de R$ 200 mil do gabinete do deputado federal Lucas Redecker, que será utilizado para aquisição de um novo reservatório para a região do Ivo Ferronato.

Por setor

Setor 1 - Horário com abastecimento: das 6h às 12h (meio-dia)

Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Setor 2 - Horário com abastecimento: 18h às 00h (meia-noite)

Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.

Começa vacinação com dose bivalente de pessoas com 18 anos ou mais Anterior

Começa vacinação com dose bivalente de pessoas com 18 anos ou mais

A jornada até os EUA e o desafio da NASA Próximo

A jornada até os EUA e o desafio da NASA

Deixe seu comentário