BAGÉ WEATHER

Lançamento

Projeto busca enaltecer atuação feminina nas lidas campeiras

Luciene Mourige Barbosa/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mulheres em Evidência é o nome da iniciativa

Há alguns anos as mulheres vêm dominando as mais diversas atividades. Seja na cidade ou no campo, elas buscam o seu espaço e cada vez mais estão conquistando lugares distintos. Para evidenciar esse fenômeno, amanhã será lançado um projeto que visa destacar a atuação feminina no meio rural. 

A iniciativa é chamada de “Mulheres em Evidência” e é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé. Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, haverá um evento de lançamento do projeto, que acontece a partir das 13h30min, na sede do Sindicato, que fica na rua Vinte de Setembro, 1198, centro. O encontro contará com a presença da presidente da OAB Subseção Bagé, Márcia Rochinhas. 

Conforme o presidente da entidade, Milton Brasil, estão convidadas mulheres que desempenham qualquer tipo de função nas atividades campeiras. “É importante destacar que o projeto é voltado para mulheres sócias e não-sócias do Sindicato”, destacou. 

Brasil explicou que o projeto consiste na valorização da presença feminina no campo. Para se ter uma ideia, somente a entidade registra um grupo de cerca de 10 mulheres atuando nas mais diversas atividades. “Esse é um trabalho inédito voltado para as mulheres. Queremos colocar elas em evidência. Hoje elas estão desempenhando funções que historicamente eram masculinas. Com isso, queremos que elas saiam do anonimato”, explicou. 

Assim, um dos objetivos também será fazer um levantamento sobre a atuação feminina na lida campeira da região da Campanha. Atualmente, não é possível dizer quantas mulheres atuam em funções como inseminação, laço, rédeas, esquila, doma, aramado, tratorista, operadora de máquinas agrícolas, entre tantas outras atividades que fazem parte do dia a dia no campo. Isso deve englobar todas as trabalhadoras que atuam na região, incluindo Bagé, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Pedras Altas. 

Ainda segundo Brasil, durante o encontro que ocorre nesta quarta-feira, haverá a formação de um grupo de trabalho para realizar outras ações. 

 


Entidades opinam sobre reajuste do mínimo regional Anterior

Entidades opinam sobre reajuste do mínimo regional

Categorias são contra fechamento da Fase C Próximo

Categorias são contra fechamento da Fase C

Deixe seu comentário