Orientação
Nutricionista fala sobre alimentação adequada para o inverno
Divulgação/AB imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Recomendação é para que haja equilíbrio e cuidado com excesso de gordura
A chegada do frio faz com que muitas pessoas comecem a consumir alimentos mais calóricos. Além disso, tem aquelas que não dispensam um café, chá ou até mesmo o tradicional chimarrão.
A reportagem conversou com a nutricionista Mael Sacco Costa para saber quais são as recomendações para esta época do ano, que requer mais cuidados e atenção com a saúde e isso passa pela alimentação. A profissional explica que, durante o inverno, o corpo necessita de um maior aporte calórico para que a pessoa mantenha a temperatura corporal normal.
De acordo com Mael, para manter uma alimentação saudável e com qualidade, deve ser priorizado o clássico arroz, feijão, sopas e cremes de legumes, sopa de feijão, lentilha e ervilha. "Além de fornecer ótimos nutrientes, aquecem o corpo nestes dias frios. Mas precisamos manter os cuidados no preparo das refeições e não exagerar em gorduras, controlar o sal e, de preferência, usar temperos naturais", adverte a nutricionista.
A profissional lembra que, mesmo no inverno, os vegetais e frutas devem ser consumidos porque fornecem boa quantidade de vitaminas e minerais. Segundo ela, a manutenção de boa alimentação variada e sem excessos auxilia na manutenção da saúde e prevenção de doenças. "Mesmo com essas necessidades energéticas aumentadas, os excessos devem ser evitados", reforça.
Mael cita alguns alimentos que contêm boas fontes de carboidratos - como arroz, pães, massas, aipim e batatas, vegetais como abóbora, cenoura e beterraba e frutas, além de fontes proteicas como carnes bovina e suína, o frango, de preferência sem a pele, e peixes.
A nutricionista disse que, devido as condições financeiras, muitas vezes a manutenção de uma boa alimentação variada fica difícil. Segundo ela, nesses casos, deve-se optar pelo arroz e feijão, e opções mais em conta como ovos, carne de frango ou suína. Disse que é importante consumir frutas da época, como laranja, bergamota, abacate e banana.
Mael diz que, além de uma alimentação variada, a hidratação costuma ser deixada de lado neste período de frio, pois a sensação de sede pode ser menor. "Porém, nossa necessidade em tomar água se mantém as mesmas e o consumo deve ter atenção nesta época. Já o consumo de chás pode ser uma boa opção nesta estação, como o de frutas, camomila e erva doce, e, claro, além do tradicional chimarrão", acrescenta.
Deixe seu comentário