BAGÉ WEATHER

Doação

Hemopel necessita de todos os tipos de sangue

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Unidade atende toda a Metade Sul do Estado

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), mais uma vez enfrenta o baixo número de doações e, consequentemente, o desabastecimento de sangue. O número de doadores que procuram a unidade continua baixo.

Segundo informações obtidas junto a unidade, os tipos negativos costumam estar com os estoques mais baixos, entretanto, a demanda é por qualquer tipo sanguíneo. Vale destacar que nesta época do ano começa a aumentar a preocupação em relação aos estoque da instituição. Como já se aproxima o período das festas de final de ano e férias, as pessoas viajam e deixam de fazer doações. Recentemente, a prefeitura de Pelotas chegou a emitir um pedido de doações com urgência.

De acordo com dados da unidade, em média, são enviadas 170 bolsas de sangue para Bagé. Vale destacar que o Hemopel é responsável por abastecer os três hospitais de Pelotas - São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa - além de outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha, incluindo Bagé. Por isso, a queda no número de doações é um problema grave que afeta toda a metade Sul do Estado, sobretudo quem sofre algum tipo de acidente ou que precisa fazer qualquer tipo de procedimento médico que dependa de sangue.

A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, 4 569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para contato é o (53) 3222 3002 ou o WhatsApp (53) 98156 1209.

Quem pode doar

As regras gerais para doação são ter entre 16 e 68 anos e peso superior a 50 quilos. No caso dos adolescentes, eles precisam da autorização do responsável legal para fazer a doação. Também é necessário que o doador procure o Hemopel portando um documento de identificação com foto. No dia da doação, o doador precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitado fumar uma hora antes. Os homens podem doar a cada dois meses, totalizando, no máximo, quatro vezes ao ano; já as mulheres podem fazer a doação a cada três meses, até três vezes por ano.

Outra orientação do Hemopel é que pode doar sangue qualquer pessoa saudável, sem sintomas gripais, que não teve contato com suspeitos ou diagnosticados com a covid-19. Quem teve a doença pode doar após 30 dias de ser considerado curado.

Carona

O Hemopel oferece carona para grupos. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Já para os municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 12 pessoas. Independentemente da carona, grupos de doadores podem ser agendados previamente por telefone ou WhatsApp para que a equipe de acolhimento esteja preparada e o tempo de espera seja menor.

 

Sine terá Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência Anterior

Sine terá Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Abertura da fronteira uruguaia eleva expectativa do turismo regional Próximo

Abertura da fronteira uruguaia eleva expectativa do turismo regional

Deixe seu comentário