BAGÉ WEATHER

Região

Excesso de chuva causa impacto na produção

Sérgio Hubert/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Clima mudou cenário dos campos e lavouras

Depois de uma estiagem severa, agora a região enfrenta o excesso de chuva dos últimos dias. O clima mudou o cenário dos campos e lavouras da região, antes castigados pela seca. O outono chegou e, com ele, as chuvas.

Os estragos causados pela estiagem foram motivos se sucessivas reportagens do Folha do Sul. Agora, com um cenário diferente, a reportagem conversou com lideranças sobre a situação na zona rural.

Um dos setores sempre mais prejudicados pelo excesso de chuva são as estradas do interior. O secretário do Desenvolvimento Rural, João Pedro Finger, contou que os funcionários da pasta estão atuando em várias frentes. Segundo ele, algumas estradas estão com boas condições de trafegabilidade para o escoamento da safra. Mas, por outro lado, segundo o secretário, tem vias com grandes problemas estruturais.

Finger informou que, na estrada da Serrilhada, foram colocados terra e cascalho. "Mas não conseguimos esparramar por causa do mau tempo", falou.

Ontem, uma equipe iria começar o trabalho no Passo do Silveira, mas, devido a chuva, não foi possível. Além disso, a secretaria tem equipe atuando nas localidades do Corredor da Pepita Collares, Capão Alto, Corredor dos Collares e na Bolena. "Eu peço que o produtor tenha um pouco de paciência porque eles sabem que, para o trabalho prosseguir, é necessário que o tempo esteja bom", mencionou.

Finger disse que, recentemente, em um evento, o prefeito Divaldo Lara anunciou que a secretaria irá receber uma motoniveladora e uma retroescavadeira hidráulica.

Açudes aquém

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Milton Brasil, relatou que as chuvas ainda não foram suficientes e que, em alguns locais, os açudes não encheram. Porém, reconhece que já ajudou um pouco para amenizar os prejuízos que foram provocados pela estiagem. "Tem açudes que, dependendo da capacidade de água, ainda não estão cheios", frisou.

Sobre a bacia leiteira, que foi uma das mais afetadas pela estiagem, Brasil disse que os produtores estão preparando o solo para o plantio das pastagens de inverno.

Colheita lenta

O presidente da Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha), Gesiel Porciúncula, comentou que, nesse momento, os produtores estão todos envolvidos na colheita do arroz e da soja.

Segundo ele, o arroz está praticamente finalizado e a soja está em andamento. Em relação ao preparo das lavouras para o plantio do arroz, ele falou que os trabalhos estão lentos, porque as barragens estavam secas. Além disso, contou que, devido ao preço muito baixo pago ao produtor, vai ter uma diminuição expressiva na área de arroz.

Segundo Porciúncula, a chuva atrapalhou o andamento da colheita da soja. 

Estudos de mineração na região colocam ambientalistas em alerta Anterior

Estudos de mineração na região colocam ambientalistas em alerta

Morre vice-diretora do Colégio Espírito Santo Próximo

Morre vice-diretora do Colégio Espírito Santo

Deixe seu comentário