BAGÉ WEATHER

Catedral

Diocese de Bagé realiza abertura do Sínodo neste domingo

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Bispo diz que igreja não deve fazer discriminação e ouvir a todos

A missa, neste domingo, às 10h, dará início a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, convocado pelo papa Francisco, que irá culminar no Vaticano, em 2023. A missa, em unidade com as dioceses de todo o mundo, acontece na Catedral de São Sebastião e será presidida pelo bispo dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco.

O Sínodo teve abertura no domingo passado pelo papa Francisco. O ato realizado pelo pontífice pretende ser o maior movimento de consulta democrática da história da Igreja Católica. Pelo período de dois anos, Francisco quer que os católicos sejam ouvidos sobre o futuro da igreja. A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão" acontece em outubro de 2023 como ponto culminante do processo de escutas diocesanas, nacionais e continentais.

Dom Cleonir disse que o Sínodo que teve abertura no domingo passado pelo papa e neste, pelas dioceses, quer chamar todos os católicos do mundo inteiro para o diálogo e escuta.

Sobre as mulheres, o religioso lembra que as comunidades, em sua maioria, conta com a participação feminina e que elas serão ouvidas nesse processo. "A igreja não deve fazer discriminação, deve ouvir a todos", frisa o bispo.

Dom Cleonir diz que esse é o rumo - caminhar juntos para construir esse novo tempo que a humanidade está vivendo.

De acordo com o prelado, esse Sínodo será uma reflexão muito forte a partir do Concílio Vaticano II, que foi uma abertura da igreja para participação da comunidade toda. Ele lembra que, antes desse concílio, os leigos não tinham muita oportunidade na igreja, inclusive era dificultado até o acesso a Bíblia, a

Palavra de Deus (Bíblia). "Esse é o novo momento da história e o papa Francisco está nos chamando para essa nova caminhada", acentua.


Abuso sexual lidera casos de violência contra menores Anterior

Abuso sexual lidera casos de violência contra menores

Aapecan destaca campanha Portas abertas para acolher Próximo

Aapecan destaca campanha Portas abertas para acolher

Deixe seu comentário