BAGÉ WEATHER

Industrial

Corte de árvores em praça gera polêmica

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Área com as árvores caídas está cercada

Durante o final de semana, algumas pessoas usaram as redes sociais para reclamar do corte de árvores de uma pracinha no bairro Industrial, bem na frente do frigorífico Marfrig, onde será feita uma obra. A alegação é de que essas árvores são centenárias. 

Na manhã de ontem, a reportagem foi até o local e constatou que o espaço onde estavam as árvores foi cercado com uma tela. Dessa forma, a área passou a ficar "dentro" do espaço físico do frigorífico - ou seja, de público passou para privado.   

Enquanto a reportagem estava no local, um homem chegou e perguntou quem era o profissional. Após o repórter apresentar o seu crachá, essa pessoa afirmou ser responsável pela empresa que está fazendo a obra. Na tentativa de intimidar o repórter, o homem fez uma foto com o celular do crachá do profissional. 


O que diz a Prefeitura  

A Prefeitura se manifestou por meio de nota enviada pela coordenadoria de Comunicação. “A Secretaria de Proteção ao Bioma Pampa informou que a questão inerente a supressão de árvores na pracinha do Marfrig trata-se de autorização técnica emitida pelo biólogo responsável, Rodrigo Kanaan, ainda em 2022. O técnico informa que se trata de uma área privada e que o procedimento passou por avaliação criteriosa, contando com um projeto específico de compensação, tanto na questão da praça quanto das árvores suprimidas", diz a nota. 

Além disso, a informação é de que a secretária de Proteção ao Bioma Pampa, Lia Rejane,  determinou a reavaliação dos procedimentos adotados e apuração de eventuais incorreções. 


A empresa 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do frigorífico, que fica em São Paulo, para saber os motivos do corte das árvores. A empresa se manifestou um dia após o contato. Segue a nota remetida ao Folha, na íntegra: "A Marfrig informa que assumiu, com a SEMAPA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa), o compromisso de plantar mudas de ipê amarelo ou de pitangueira no estacionamento e na área frontal da unidade da companhia em Bagé, além de mudas de árvores de diversas espécies nas margens de um curso d'água nas proximidades. O plantio contribuirá para a recomposição natural da mata ciliar local, que abriga diversas espécies de animais e plantas, e será realizado para compensação ambiental de retirada de árvores da área frontal da unidade para implantação de uma balança rodoviária, necessária para a operação. A retirada foi realizada após licença da SEMAPA concedida no ano passado à Marfrig".


Estado alerta para precipitações acima da média Anterior

Estado alerta para precipitações acima da média

Entidades opinam sobre reajuste do mínimo regional Próximo

Entidades opinam sobre reajuste do mínimo regional

Deixe seu comentário