Impacto
Conflito no Leste Europeu pode elevar o preço do pão
Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Brasil importa parte do trigo da Ucrânia e da Rússia
Um dos alimentos essenciais na mesa, o pão pode sofrer um novo aumento de preço. Tudo porque o trigo, matéria-prima indispensável na fabricação do pão, pode ter um reajuste em razão do conflito entre Rússia e Ucrânia. De acordo com o site do Canal Rural, o Brasil importa dos dois países do Leste Europeu um quarto da produção do trigo. E com a guerra os portos estão fechados, impossibilitando, dessa forma, o embarque do trigo para o Brasil. Só nesta semana o preço do cereal subiu o equivalente a 29%.
A reportagem conversou com dois proprietários de padarias para saber no quê isso pode impactar em termos de preço para os clientes. Foi feito contato com outros, mas não responderam.
O empresário José Antônio Lunardi, proprietário de uma padaria no centro da cidade, disse que até o momento o preço do trigo continua normal e não tem porquê aumentar o preço do pão. "Nós estamos acompanhado com atenção toda essa situação, mas claro que se os valores aumentarem, infelizmente, teremos que repassar esse valor para o consumidor", falou.
O empresário Flávio Garicochea , proprietário de uma das padarias mais tradicionais da cidade, contou que ainda existe bastante trigo estocado na Argentina - que é um dos países que o Brasil importa o grão. "Isso é apenas uma desculpa que estão arrumando para aumentarem o valor do trigo, mas nesse momento não irá refletir para o consumidor", assegurou. Por outro lado, admitiu que se a guerra continuar por mais dias e o preço do trigo subir, isso será sentido pelos consumidores.
Deixe seu comentário