BAGÉ WEATHER

Alerta

Confirmação de segundo caso de dengue mobiliza Vigilância

Divulgação Vigilância em Saúde imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Aplicação do fumacê já ocorreu

O secretário-geral de Governo, Geraldo Gomes, confirmou à reportagem que a Vigilância em Saúde já aplicou o fumacê no entorno da residência da pessoa que testou positivo para a dengue. Trata-se do segundo caso de dengue em Bagé neste ano. Tal qual o primeiro caso, esse é importado, ou seja, a contaminação não ocorreu na Rainha da Fronteira.

Conforme divulgação da Comunicação da Prefeitura, trata-se de um homem que estava fazendo um curso em Santa Maria, e que, por lá, testou positivo para a doença. A confirmação do laboratório foi divulgada na quinta-feira. Gomes explicou que, como essa pessoa já havia feito um teste de farmácia, que foi positivo, a equipe se antecipou e aplicou o fumacê, a fim de eliminar os mosquitos adultos.

"A aplicação foi feita sim naquele local, quando tivemos o caso suspeito. O caso já tinha realizado um exame de farmácia, veio do outro município com o exame positivo. Nesses casos, a gente não pode ficar aguardando, por muito tempo, pelo resultado do governo do Estado (do laboratório, o Lacen). Então a gente antecipa", esclareceu.

Decisão acertada
“A gente faz a delimitação da área, faz o PDE (Pesquisa Vetorial Especial), e já antecipamos a aplicação do fumacê, porque a probabilidade de vir um resultado positivo é quase 100% (nesse caso em que já havia sido feito um outro exame)", completou. O PVE, vale esclarecer, é um trabalho realizado em um raio de 150 metros do imóvel onde reside a pessoa positivada para a dengue. "A gente não pode perder tempo nesses casos. Cada minuto é precioso nas ações da vigilância sanitária", enfatizou.

Gomes ainda mencionou o quão acertada foi a decisão de antecipar a aplicação do fumacê, diante das condições climáticas. "Foi importante o trabalho que fizemos, antecipando a aplicação do fumacê, até porque, com as chuvas, agora, não poderíamos aplicar", ponderou. "Essas estratégias que estamos usando é o que vem fazendo a gente obter êxito em nossas ações", complementou.

Gomes, que já foi coordenador da Vigilância em Saúde e secretário de Saúde (inclusive no auge da pandemia de covid-19, fez um apelo aos bageenses: "É importante salientar que a população evite jogar lixo em lugares inapropriados, como beiras de estrada, terrenos baldios, arroios, costas de arroios, principalmente agora, com essas chuvas, porque isso junta água, acumula água. E o ambiente favorável para a proliferação do mosquito é a água limpa". O secretário-geral ainda anunciou que a ideia é organizar, para a próxima semana, um mutirão entre as secretarias para uma limpeza nos locais mais críticos, "onde a população torna a jogar lixo".

Entenda
Bagé já tinha um caso confirmado da doença - no dia 14 de abril, foi informado que um bageense, morador do bairro Mascarenhas, positivou para a dengue, mas o contágio não ocorreu em Bagé e sim em Santa Maria. Já o caso confirmado nessa quinta-feira é de um morador do bairro Getúlio Vargas e não tem ligação com o anterior, porém o contágio também ocorreu em Santa Maria. Tais informações também foram repassadas à reportagem por Gomes.

A Comunicação da Prefeitura, na quinta, informou que o paciente, cuja confirmação da dengue ocorreu nesta semana, está em resguardo, "cumprindo todas as orientações, entre elas boa hidratação e repouso". Também garantiu que "todos os familiares estão sendo monitorados e ninguém apresenta sintomas".

O procedimento
Gomes já havia explicado ao Folha que o fumacê mata apenas o mosquito em sua fase adulta. Ou seja, não elimina as larvas do aedes aegypti. Por isso, a primeira etapa é a eliminação delas. Também ocorre um trabalho de conscientização sobre a situação. E, um dia antes da aplicação do fumacê, os agentes comunicam à população (não há risco para humanos e animais de estimação).

“A gente aplica o fumacê num raio de 300 metros onde tem esse mosquito vivo, porque é aí que ele tem o risco de picar (a pessoa doente) e transmitir a dengue", detalhou, quando confirmou o segundo caso suspeito, agora confirmado. Vale mencionar que não há, neste momento, novos casos suspeitos.

Chuva muda cenário da região Anterior

Chuva muda cenário da região

OMS declara fim de emergência em saúde por covid-19 Próximo

OMS declara fim de emergência em saúde por covid-19

Deixe seu comentário