BAGÉ WEATHER

Natal

Comércio terá horário especial em dezembro

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lojistas têm liberdade para definirem melhores horários

O Sindicato do Comércio Varejista, o Sindilojas, divulgou os horários sugeridos aos lojistas para atendimento durante o mês de dezembro. A entidade destacou que, a exemplo de anos anteriores, as empresas poderão adotar o horário sugerido pelo Sindilojas ou não. "Lembrando que o horário do comércio da cidade é livre, podendo ser acordado entre empresários e colaboradores, respeitando o DSR (descanso semanal remunerado) e até duas horas extras por dia, conforme a CLT e CCT vigente", sustentou.

A entidade ainda enfatizou que as horas extraordinárias trabalhadas pelos empregados poderão ser compensadas, estabelecendo como data limite para a compensação março de 2023, conforme CCT vigente. Já as empresas que optarem por pagar um abono aos seus funcionários que trabalharem aos domingos, podem contatar o Sindicom (Sindicato dos Empregados do Comércio de Bagé) para informações sobre valores.

Vale mencionar que parte do comércio já abriu no primeiro domingo do mês de dezembro e teve horário estendido no sábado. Desde essa segunda e até sexta-feira, o horário sugerido pelo Sindilojas é, pela manhã, atendimento normal dos dias anteriores e, à tarde, das 14h às 20h. No sábado, dia 10, o atendimento da manhã também deve ocorrer no horário habitual; depois, das 15h às 20h. No domingo, dia 11, o comércio bageense deve abrir das 15h às 20h, com intervalo de 15 minutos para lanche.

De segunda a sexta-feira, de 12 a 16 de dezembro, os estabelecimentos deverão abrir normalmente pela manhã e, à tarde, das 14h às 20h. No sábado, dia 17 de dezembro, mais uma vez pela manhã o atendimento é normal e, depois, as lojas reabrem às 15h e o atendimento se estende até as 21h, uma hora a mais que nos finais de semana anteriores. Da mesma forma, no domingo, dia 18, tem atendimento no comércio local das 15h às 21h, também com intervalo de 15 minutos para lanche (orientações dadas para empregadores e trabalhadores, é claro).

Nos dias derradeiros, que antecedem o Natal, o atendimento durante a semana também ganhará uma hora: entre 19 e 23 de dezembro, ou seja, de segunda a sexta-feira, as lojas devem abrir normalmente pela manhã e, depois, das 14h às 21h. Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, sábado, os estabelecimentos deverão abrir, com atendimento aos clientes, normalmente pela manhã e a partir das 14h e até as 20h. Vale mencionar que há lojas que já anunciaram que terão uma jornada um pouco diferente, o que é totalmente permitido. Um exemplo é a Leb Livraria e Cafeteria, que até dia 10 atende das 8h30min às 20h, e de 12 a 17, das 8h30min às 20h30min. De 19 até a véspera de Natal é das 8h30min às 21h.



Câncer de Pele é o de maior incidência entre tipos da doença Anterior

Câncer de Pele é o de maior incidência entre tipos da doença

Leitores opinam sobre ideia de acabar com autoescolas Próximo

Leitores opinam sobre ideia de acabar com autoescolas

Deixe seu comentário