BAGÉ WEATHER

Em Candiota

Coleta de sangue resulta em mais de 70 bolsas

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Coleta contou até com ajuda de personagens

A coleta de sangue, sábado, em Candiota, resultou em 74 bolsas. Vale mencionar que o secretário de Saúde de Bagé, Ronaldo Hoesel, chegou a revelar à reportagem que havia a expectativa de uma coleta de, no mínimo, 70 bolsas de sangue. A coleta de sangue, neste mês, aconteceu em Candiota justamente para alavancar o número de bolsas - isso porque a última realizada em Bagé contabilizou um número bem aquém do esperado (foram apenas 53, enquanto a meta era 80). O serviço retorna para a Rainha Fronteira no mês de setembro - há ideia de uma parceria com o Exército, inclusive no que diz respeito ao local de coleta.

Hoesel detalhou que, em Candiota, foram feitos 91 cadastros para a doação, porém, 17 foram inaptos para o procedimento. "Inapto é quando dá algum tipo de problema que não se enquadra dentro do padrão para a doação de sangue. Por isso a gente pede bastante para as pessoas, a gente orienta que as pessoas não podem beber, por exemplo. Uma série de coisas antes para que o sangue não seja descartado", explicou. Sobre a avaliação, ele garantiu que a coleta foi "muito boa". E lembrou: "Nós tivemos algumas coletas ruins. Pegamos dois dias ruins em Bagé nos últimos meses e essa foi boa".

O secretário de Saúde de Bagé adiantou que a pasta já está mobilizada para a próxima coleta, no mês de setembro. "Estamos discutindo com o Exército para fazermos no Hospital Militar, mas não está definido ainda. Precisamos acertar alguns detalhes. Mas estamos tratando disso", revelou. Ele ainda garantiu que as equipes estão mobilizando alguns Rotarys. "Tenho uma reunião para tratar disso, dos próximos meses, para a gente voltar a ter uma coleta bem grande", sustentou.

Por fim, ele agradeceu a mobilização da Saúde de Candiota. "Essa parceria que a gente fez para poder coletar: isso é importante para a região. Quando diz respeito a coleta de sangue, tanto Hulha (Negra), Bagé, Candiota, Aceguá... A gente utiliza quase tudo na Santa Casa", ponderou. Assim, destacou a importância da união da região para alcançar a quantidade mínima de sangue "para manter os serviços em Bagé". Por fim, revelou que pretende continuar apostando nessas parcerias: "Foi bem positivo e vamos seguir fazendo essas parcerias para acrescentar bolsas de sangue nas próximas edições".

Frente Parlamentar da Mineração defende Candiota III Anterior

Frente Parlamentar da Mineração defende Candiota III

Morre Ricardo Elauterio Mércio Próximo

Morre Ricardo Elauterio Mércio

Deixe seu comentário