Ad Limina
Bispo de Bagé irá se reunir com o papa
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Bispo participa de forma remota das discussões da CNBB
Amanhã os bispos do Rio Grande do Sul viajam para Roma, entre os quais Dom Cleonir Paulo Dalbosco. Os religiosos farão a chama visita Ad Limina - onde os bispos apesentam ao Papa Francisco o relatório da caminhada da sua diocese. Será do dia 2 a 9, no Vaticano. Os prelados terão a oportunidade de conhecer os dicastérios (secretarias de estado do Vaticano). Além disso, cada bispo terá um encontro individual com o Sumo Pontífice. "Será minha primeira visita Ad Limina, estou ansioso para esse momento. Além da rica oportunidade de conhecer os dicastérios, que orientam e auxiliam a vida e missão da Igreja, teremos a grata satisfação do encontro com o Papa Francisco", comentou Dom Cleonir. E acrescentou "Embarco para a visita Ad Limina com um sentimento de gratidão e esperança. Rezem por nós", pediu o bispo.
Conferência da CNBB
Dom Cleonir está participando da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começou na segunda-feira e termina hoje. A primeira etapa do encontro é no formato virtual. Assim como no ano passado, são cinco dias de trabalho por meio da plataforma Zoom. E entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro será realizada a segunda etapa, de forma presencial, em Aparecida (SP).
O religioso contou que entre os assuntos principais está a partilha da caminhada da igreja e que os bispos das regionais da CNBB relataram as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e, ao mesmo tempo, falaram sobre as iniciativas realizadas em favor da vida. Ele citou entre as ações a doação de respiradores feita pelo Papa Francisco para a Amazônia.
Segundo Dom Cleonir, são muitos relatos e ações desenvolvidas. Além disso, mencionou a preocupação da CNBB com todas as realidades, os 70 anos da entidade e os preparativos para o ano vocacional, que começa novembro. "Destaco com muita prioridade a partilha e a solidariedade entre as regiões e também o compromisso de esperança que começa no meio do nosso episcopado", pontuou.
A assembleia tem como tema central "Igreja Sinodal - Comunhão, Participação e Missão", em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O encontro tem seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do presidente da CNBB, Walmor Oliveira de Azevedo, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF).
Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB. São assuntos de estudo, comunicações, análises de conjuntura e os temas que não exigem votações presenciais do episcopado brasileiro.
Deixe seu comentário