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Ano de 2022 já contabiliza quase 23 mil 'negativados'

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Único mês que registrou queda do índice de inadimplência foi abril

O mês de novembro contabilizou um total de 1 879 consumidores "negativados" no Serviço Central de Proteção ao Credito, o SCPC. Tal montante, comparado ao mesmo período do ano passado, representa um aumento da inadimplência em Bagé, já que 1 483 consumidores perderam o crédito na praça em novembro de 2021, ou seja, 396 a menos que no mês que passou.

Porém, se o mês de novembro deste ano for comparado ao seu antecessor, outubro, é possível afirmar que houve queda no índice de inadimplência, uma vez que o montante de registros chegou a 2 282, uma diferença de 403 consumidores negativados a mais que no mês passado.

No acumulado, nesses 11 primeiros meses do ano, 21 293 consumidores perderam o crédito na praça. Isso segundo dados repassados pelo diretor do Serviço Central de Proteção ao Crédito de Bagé, Francisco de Paula Maciel Pinto.

Houve uma pequena elevação, nesse décimo primeiro mês do ano, das recuperações de crédito. De acordo com os dados do SCPC Bagé, um total de 1 406 bageenses conseguiram "limpar o nome" em novembro, enquanto no mesmo período do ano passado as reabilitações chegaram ao total de 1 332 - uma diferença de 74 recuperações. Mas, ao comparar o número com o registrado no mês anterior deste ano, é possível verificar uma queda mas reabilitações: em novembro, foram 252 recuperações a menos que em outubro.

Houve um aumento considerável no interesse quanto a situação no SCPC. No ano passado, em novembro, 34 238 consumidores buscaram informações no SCPC Bagé. No mês passado, o registro total de pedidos por informações chegou ao montante de 37 767; uma diferença de 3 529 pedidos.

Vale mencionar que nos primeiros 11 meses do ano de 2021, o acumulado de negativados foi de 16 810. Se os dois períodos já forem comparados, é possível apontar que o ano fechará com um aumento considerável do índice de inadimplência. Isso porque, de janeiro a novembro do ano passado, o acumulado de negativados foi de 4 483 consumidores a menos que neste ano.

Também é importante comentar que de janeiro a novembro de 2022, só houve um menos que apresentou redução na inadimplência comparado a igual período que o ano passado. Apenas em abril houve uma pequena redução no montante de registros. Mas é importante citar que desde agosto o índice de inadimplência vem caindo: foram 2 421 consumidores negativados naquele mês, 2 366 em setembro, 2 282 em outubro e, em novembro, como já citado, 1 878.


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