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Alunas de escolas públicas entram em programa de ciência

Há pouco tempo, uma notícia inspirou muitos estudantes: uma equipe da escola Frei Plácido, formada por um professor e quatro alunos, teve um projeto selecionado para um programa da Nasa. Agora, outra novidade deverá ser comemorada pela comunidade: duas jovens estudantes de escolas públicas estaduais foram selecionadas para integrar a Imersão Científica 2023, do programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). 


Conforme divulgou a Coordenadoria Regional de Educação, tal projeto estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; "a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional". O interessante é que uma dessas meninas também integra o time mobilizado pelo programa da Nasa - o projeto desse grupo foi admitido na Nasa Human Exploration Rover Challenge, da Agência Espacial dos Estados Unidos, e a única equipe brasileira a participar do desafio, que consiste em desenvolver um protótipo de carrinho movido a pedaladas. Trata-se de Isabélli Simon Marques, aluna do Curso Técnico em Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido. 


À reportagem, quando questionada sobre como vai conciliar esses dois projetos, ela garantiu. "Em janeiro, que é quando vai ter o Futuras Cientistas, a gente (o grupo dela do Freio Plácido) já vai ter terminado de construir o rover. Então acredito que vai ser mais fácil de conciliar". Sobre o quanto ela acredita que essas duas experiências vão ser determinantes para o futuro, pada a realização dos objetivos dos envolvidos, a jovem enfatizou. "Muito! Só o Futuras Cientistas já acrescenta muito por conta da imersão científica e o projeto da Nasa é um baita diferencial", comemorou.


Cassiane Fonseca Machado, do Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado, é a outra estudante selecionada para o Futuras Cientistas. Ela revelou que a motivação para participar foi o interesse pela Química. "Eu gosto muito de Química e das professoras que exercem o trabalho também. Por meio da escola, acabei sabendo do programa e achei interessante participar", relatou por meio da comunicação da Coordenadoria. Vale mencionar que as duas vão participar do plano de trabalho montando estruturas de carbono em 3D, que engloba uma série de atividades. Isso em janeiro do ano que vem. Também vão participar em laboratório, workshops e palestras.

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