Centenária
A Fazenda que virou cenário de filme e de um desafio
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lida campeira faz do local uma vitrine para os visitantes
Numa localização privilegiada, com campos que se perdem na vastidão e um pôr do sol deslumbrante, a Fazenda Sentinela está na vitrine das locações nacionais. Localizada às margens da RSC 473, na estrada que liga Bagé a Lavras do Sul, logo que passa a Vila São Sebastião, quem chega na propriedade se depara com as cores azul e branca já na entrada. Ao andar mais dois minutos, é possível perceber que a casa principal e os galpões também são da mesma cor. O visitante que não os conhece nem imagina que os proprietários são colorados.
A fazenda centenária tem uma peculiaridade - uma parte dos campos ficam em Dom Pedrito e outra em Lavras do Sul, dividida pela RSC 473. A propriedade ainda ostenta mangueiras de pedras - cria gado das raças Aberdeen e Red Angus. Além disso, transitam pelos campos rebanhos de ovelhas da raça Corriedale. A fazenda é dotada de portentosos açudes e de um lago que enche os olhos dos visitantes.
Na terceira geração da família, a Fazenda Sentinela, que tem mais de 100 anos, pertence ao casal Adão Trein Leite, de 81 anos, e Sonia Mara Gomes Leite, 73 anos. No começo deste ano, a propriedade foi palco do filme de ficção do gênero thriller e suspense "Casa no Campo". No elenco, estavam atores conhecidos no Brasil e um francês.
Porteiras abertas
Agora a fazenda recebe um grupo que irá participar do "Desafio de Sobrevivência Extrema no Pampa Gaúcho". De 12 a 19 de junho os competidores terão que se virar embrenhados na mata da propriedade - tendo como um dos maiores desafios o frio impiedoso do Pampa Gaúcho.
A fazenda abre as porteiras para receber os competidores de vários estados. São 13 participantes e quatro instrutores. O desafio é organizado pela Via Radical Brasil, com sede em São Paulo. A empresa tem como presidente o coronel Marcelo Montibeller. Os organizadores chegam na madrugada deste sábado e o desafio começa na madrugada de quarta-feira, quando os competidores terão os olhos vendados para serem levados aos lugares onde terão que sobreviver. Os participantes serão divididos em três equipes.
Adão Leite contou que a fazenda Sentinela foi comprada pela sua avó e hoje já está na terceira geração da família. Sobre o fato de a propriedade estar na vitrine por ter sido palco de um filme e, agora, do desafio, o produtor rural confidencia que é reservado, mas sempre termina se envolvendo por causa da esposa.
Sonia acredita que a propriedade foi escolhida por ser um lugar lindo, aconchegante e simples. "Acho que por esse motivo as pessoas se sentem bem na nossa casa", disse.
Sonia contou que a cedência da Fazenda Sentinela para o desafio Sobrevivência no Pampa se deu após a visita do bageense Itamar Charlie, que participou do reality show Largados e Pelados. Segundo a proprietária, ele foi fazer uma visita na fazenda e gostou do local e aí perguntou se a Sentinela poderia ser usada para o desafio.
Adão Leite comentou que algumas pessoas pediram para montar acampamento para assistirem o desafio, mas que teve que negar por dois motivos. "Esses acampamentos acabariam tirando a nossa privacidade e os organizadores do evento não autorizaram, mas eu torço muito que durante os dias das provas esteja muito frio pra eles verem o quanto sentimos frio aqui na nossa região" brincou o proprietário da Sentinela.
Deixe seu comentário