BAGÉ WEATHER

Tempo

Próximos dias serão de nebulosidade e temperaturas amenas

Sérgio Hubert/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sul do Estado deve ter instabilidade no meio da semana

A previsão para os próximos dias indica nebulosidade e temperatura amenas para o Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 29/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). 

Neste sábado, 20/7, a amplificação do cavado em altos níveis, seguida pelo desenvolvimento de um vórtice ciclônico a oeste da Cordilheira dos Andes manterá o mesmo padrão de tempo do dia anterior, com temperaturas em elevação em todo o Estado e novamente presença de nebulosidade, principalmente nas regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e parte da Região Metropolitana. 

No domingo, 21/7, a configuração atmosférica em altos níveis persistirá, mantendo a nebulosidade sobre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Em superfície, o deslocamento do anticiclone migratório pós-frontal, ao se afastar Rio Grande do Sul em direção ao oceano, juntamente com a atuação dos Jatos de Baixos Níveis, promoverá a elevação das temperaturas e umidade até o final do dia. 

A tendência para o início da semana é de precipitação no Sul e aumento de temperaturas. Na segunda-feira, 22/7, haverá um enfraquecimento do cavado em altos níveis, seguido por escoamento divergente. Em baixos níveis, o Jato de Baixos Níveis voltará a atuar sobre o Estado, trazendo ar quente e úmido da Amazônia, o que pode levar ao aumento das temperaturas. 

Na terça-feira, 23/7, este padrão atmosférico deve se repetir. Na quarta-feira, 24/7, a conjunção de fatores em baixos, médios e altos níveis atmosféricos contribuirão para formação de instabilidades no Sul do estado, possibilitando chuvas de intensidade fraca na região. 

Os prognósticos não indicam chuvas para o estado para os próximos sete dias, com exceção de áreas isoladas no Sul. 

 

5.1 – Legenda: Sul do Estado deve ter instabilidade no meio da semana 

Crédito: Sérgio Hubert/Divulgação 


Ações promovidas pela Aciba geram mais de R$ 3,8 milhões Anterior

Ações promovidas pela Aciba geram mais de R$ 3,8 milhões

Equipes trabalham 24 horas por dia na recuperação do Km 132 da BR 290 Próximo

Equipes trabalham 24 horas por dia na recuperação do Km 132 da BR 290

Deixe seu comentário