BAGÉ WEATHER

Dados

Outubro registra nova alta nos custos de produção

Divulgação/Evoluê AG imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A maior queda registrada segue sendo do preço do boi

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou nova alta em outubro. O aumento foi de 5,90% em relação ao mês de setembro. O movimento de elevação segue como consequência da menor oferta de insumos, o que encarece os preços, além da taxa cambial que se mantém elevada. Os dados foram divulgados pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

De acordo dados da entidade, os custos de produção vêm apresentando altas consecutivas desde o início de 2021. No acumulado de do ano, o IICP cresceu 39,08% e no acumulado em 12 meses atingiu 41,09%, novo recorde da série histórica que teve início em 2010. O resultado é bem superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que registrou 8,24% no acumulado do ano e 10,67% em 12 meses.

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) apresenta o segundo mês consecutivo de retração, com uma deflação de - 0,20% em outubro na comparação com o mês anterior. A maior queda registrada segue sendo do preço do boi em decorrência do aumento da ociosidade dos frigoríficos.

No acumulado em 12 meses, o indicador apresentou variadas quedas, saindo de 85,11% em janeiro para 0,64% em outubro. Isso aponta que os preços atuais são semelhantes aos praticados no mesmo período de 2021, confirmando a tendência de estagnação que havia sido prevista pela Assessoria Econômica da Farsul. O resultado mostra o descolamento com o IPCA Alimentos que teve alta de 11,71% em um ano.


Divulgado preço mínimo da uva para safra 2021/2022 Anterior

Divulgado preço mínimo da uva para safra 2021/2022

Levantamento destaca culturas da região da Campanha Próximo

Levantamento destaca culturas da região da Campanha

Deixe seu comentário