Safra
Região começa colheita de uva pela branca
Reprodução/Facebook imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Chardonnay é a primeira cultivar a ser colhida
A cultivar Chardonnay é a primeira a ser colhida na propriedade Cara Negra, localizada na região de Banhado Grande, na BR-293, em Hulha Negra. O proprietário Vitor Nunes Filho informou que a colheita deve começar no dia 20 de janeiro. Segundo ele, foram cultivadas sete hectares de uva. O produtor disse acreditar que irá colher em torno de oito toneladas de uva por hectare plantado, o que vai significar a mesma quantidade da safra do ano passado.
A produção da Cara Negra é enviada para uma vinícola em Farroupilha, na Serra gaúcha. Para o produtor, o clima para a cultura foi normal, mas, agora, a falta de chuva atrapalhou o enchimento da uva, e isso acaba refletindo no peso do cacho durante a colheita.
O sócio-gerente da Vinícola Batalha Vinhas e Vinhos, Giovâni Silveira Peres, informou que a colheita vai começar no final de janeiro. A propriedade, localizada em Candiota, cultivou dois hectares de Chardonnay. De acordo com Peres, esse ano, a produção está um pouco abaixo da média em quantidade - provavelmente por causa do frio que teve mais tarde. Conforme o produtor, a seca ainda não está atrapalhando, porém, lembrou que tem previsão de chuva, o que será bom para a uva. "O clima seco está muito bom para a uva. Não tivemos nada de incidência de doença e temos a tendência de termos uma uva de alta qualidade novamente", disse.
Peres comentou que a colheita da uva branca deve ficar em torno de seis a sete mil toneladas por hectare.
Celi dos Santos, que tem propriedade na estrada da produção, em Bagé, contou que está aguardando a visita dos técnicos da vinícola. Eles se deslocam de Farroupilha para fazer a inspeção e autorizar a colheita, que deve começar depois do dia 20 de janeiro. "No ano passado, só de uva branca, colhemos 63 mil quilos e a nossa expectativa é de colhermos o mesmo", falou.
Deixe seu comentário