BAGÉ WEATHER

Destaque

Cooperativa de assentados é referência em sementes orgânicas

Divulgação/Incra imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os plantios de verão como abóboras iniciaram em outubro

Localizada no assentamento Estância do Camboatá/Roça Nova, em Candiota, a Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra) tornou-se a mantenedora de 33 hortaliças - antes era de 19. De acordo com o Instituto de Colonização da Reforma Agrária (Incra), isso significa que ela está apta a produzir material genético básico e disponibilizá-lo aos agricultores. As sementes - que recebem a marca Bionatur - estão em fase de comercialização juntamente com as demais variedades nas quais a entidade atua como multiplicadora.

O incremento foi autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em julho de 2020. Os plantios de verão - como mostardas, couves, cenoura e abóboras - iniciaram em outubro. Com o final da estação, eles passaram pela colheita e beneficiamento e agora entram no catálogo de vendas formado por espécies alimentícias, grãos e plantas recuperadoras do solo.

O material é livre de química sintética e de transgenia. Possui qualidade orgânica assegurada por auditoria externa e pelo sistema participativo de garantia da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs). "Este tipo de insumo é requisito para implantação de hortas orgânicas", comenta a engenheira agrônoma da Conaterra/Bionatur, Nizieli Cazarotto Barbosa. Além disso, o fato das sementes terem origem varietal (selecionada dentro da mesma linhagem) e não híbrida (que gera descentes estéreis) permite aos compradores reproduzirem as plantas indefinidamente em casa.

Para os assentados, a nova condição evita que a Conaterra/Bionatur precise adquirir material genético básico a fim de multiplicar as sementes e vender somente as gerações subsequentes. Agora está autorizada a atuar em todos os ciclos. A conquista veio após um processo no qual a entidade comprovou estabilidade das características genéticas, aptidão para o cultivo orgânico e potencial germinativo das sementes ao longo de cinco anos.

 

Emater divulga dados sobre as culturas de verão Anterior

Emater divulga dados sobre as culturas de verão

Inspetoria de Bagé é contemplada com veículo Próximo

Inspetoria de Bagé é contemplada com veículo

Deixe seu comentário