Alerta
Comercialização de carbendazim está proibida
Fernando Dias/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fungicida é utilizado no tratamento de doenças da parte aérea nas culturas de citros, feijão, soja e trigo
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio de sua Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, emitiu uma nota técnica nesta quarta-feira reforçando despacho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a comercialização, distribuição, importação e fabricação de produtos agrotóxicos que contenham o princípio ativo carbendazim.
O carbendazim é um fungicida utilizado no tratamento de doenças da parte aérea nas culturas de citros, feijão, soja e trigo, e no tratamento de sementes de algodão e soja. De acordo com o parecer da Anvisa que embasa o banimento temporário do produto, o carbendazim "possui aspectos toxicológicos proibitivos de registro, não sendo possível estabelecer um limiar de dose segura para a exposição" humana. Entre os aspectos listados pelos técnicos da Agência está o potencial do agrotóxico de provocar câncer, prejudicar a capacidade reprodutiva humana e afetar o desenvolvimento.
A Nota Técnica da Seapdr informa que os produtores rurais que estejam em posse do produto podem utilizar os estoques remanescentes. A medida cautelar de suspensão imposta pela Anvisa se aplica a todo o território nacional, e seu prazo de vigência dependerá da reavaliação do princípio ativo.
Deixe seu comentário