“Trabalhando”
Lula afirma que irá baixar o custo de vida
José Cruz imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lula afirmou que o governo leva muito a sério a inflação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa quarta-feira, dia 5, que o governo está trabalhando para baixar o custo de vida e a cesta básica de alimentos no país. Segundo o presidente, o governo tem levado a sério a inflação e ela está controlada.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao longo do ano passado, o grupo alimentos e bebidas foi o que mais pressionou o bolso dos brasileiros. Em 2024, a inflação oficial do país fechou em 4,83%.
Conforme o presidente, há determinados alimentos que estão com o preço alto, mas fala que o governo tem dialogado com os setores produtivos e de destruição. Isso para encontrar uma solução para baratear os produtos.
Entre esses alimentos está a carne. O presidente diz que em 2023 a carne caiu 30%, porém voltou a subir, mas que não há um fator único que mostre o motivo do aumento. Ainda diz que a inflação tem causado prejuízos ao trabalhador e por isso é necessário ajustar.
Combustíveis
A alta do preço dos alimentos não tem sido a única preocupação do governo. A Petrobras está analisando um reajuste no valor do litro do óleo diesel que, por conta do dólar, está defasado. Lula disse que as discussões tem sido para pensar na compensação sobre o reajuste, uma vez que o mesmo pode impactar no preço do transporte e por consequência no aumento do preço dos alimentos.
Deixe seu comentário