Ensino
Redes estadual e municipal estão mobilizadas para início do ano letivo
Divulgação Seinfra imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Escolas recebem limpeza para início das aulas
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) intensifica os preparativos para o início do ano letivo. As primeiras ações estão voltadas às Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), visando garantir uma adaptação tranquila para os novos alunos.
Até esta sexta-feira, 7 de fevereiro, pais e responsáveis de bebês dos berçários I e II (de 0 a 1 ano e 6 meses) serão contatados pelas EMEIs para conhecer o ambiente escolar e ajustar detalhes para a adaptação das crianças. O período de integração dos novos estudantes ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.
O início oficial do ano letivo na rede municipal está marcado para o dia 17 de fevereiro, contemplando alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Técnico.
Cartões de transporte
A Prefeitura anunciou que os cartões de transporte coletivo para estudantes já estão sendo confeccionados. Os interessados devem entregar os documentos necessários na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), localizada na rua Gomes Carneiro, 836, setor de transportes.
Para a emissão do cartão, é necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, atestado escolar e comprovante de residência. Caso o estudante já possua um cartão estudantil, a recomendação é levá-lo para a SSM. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Limpeza
A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano realizou o corte de grama em algumas escolas municipais, contribuindo para a salubridade e o bem-estar da comunidade escolar, como destacou a divulgação da pasta.
Orientações
A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizou, na terça-feira (4), uma live como parte da Jornada Pedagógica de 2025. Apresentada pela secretária Raquel Teixeira, a transmissão contou com mais de 15 mil acessos simultâneos e reuniu professores, diretores e equipes pedagógicas da rede estadual.
Durante o evento, foram abordadas estratégias para evitar o abandono escolar, a Matriz de Referência de 2025 e a política de progressão parcial, que permite aos alunos continuar seus estudos com suporte pedagógico em até dois componentes curriculares.
Outro destaque foi o Programa de Estudos de Aprendizagem Contínua, que prevê avaliações trimestrais e acompanhamento individualizado dos estudantes. Além disso, a secretária anunciou a regulamentação do uso de celulares nas escolas, limitando seu uso a fins pedagógicos.
A live também teve a participação do neurocientista doutor Jaderson Costa, que relacionou a neurociência ao aprendizado, destacando a importância da atenção, motivação e criatividade no ensino.
A Jornada Pedagógica segue até esta sexta, 7 de fevereiro, preparando as escolas para o início do ano letivo, marcado para 10 de fevereiro.
Deixe seu comentário