BAGÉ WEATHER

Reforço

Operação Vetus III combate à violência contra idosos

Divulgação/MJSP imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Serão apuradas denúncias; instauração de inquéritos e outros procedimentos policiais

O combate aos crimes de violência contra idosos em todo o Brasil ganha força com o lançamento, nesta quarta-feira , da Operação Vetus III. O ato aconteceu no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, assinalado no dia 15 de junho. A operação consiste na apuração de denúncias; instauração de inquéritos e outros procedimentos policiais; realização de diligências aos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência e cumprimento de mandados judiciais.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, explica que a Operação Vetus teve início em 2020, no auge da pandemia do coronavírus (covid-19), quando houve um aumento exponencial nas denúncias que envolviam violência contra idosos. "Chegamos ao terceiro ano da Operação Vetus com êxito na proteção de idosos. A demanda se acentuou no período da pandemia de covid-19, o que ocasionou o desenvolvimento de uma ação específica que pudesse operacionalizar as denúncias recebidas por canais como o Disque 100 e 180", relata Torres.

Números

Nesses dois anos da Operação, foram atendidos 31,2 mil idosos vítimas de violência e registradas 29,2 mil denúncias, o que resultou em 985 pessoas presas. Na Vetus I, a operação abrangeu 1,4 mil municípios; na segunda edição, esse número aumentou para 2,3 mil municípios alcançados. Aproximadamente 9 mil policiais participaram das operações em 2020 e 2021. A Operação Vetus é realizada com a cooperação entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e as Polícias Civis de todo o país.

Saiba mais

A Operação Vetus é uma das cinco operações de vulneráveis do MJSP coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi). As demais operações são: Resguardo, Maria da Penha, Acalento e Parador 27. "Criamos essas operações para responsabilizar os autores de delitos cometidos contra a população vulnerável e prestar o devido atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, as crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e aos idosos vítimas de maus tratos", explica o ministro da Justiça.

Denuncie

As ligações para denunciar a violência contra o idoso podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel, no Disque 100.


Bagé irá receber peritos criminais Anterior

Bagé irá receber peritos criminais

Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Corpus Christi Próximo

Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Corpus Christi

Deixe seu comentário