BAGÉ WEATHER

Em Bagé

Vacina contra a gripe está disponível para todos

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Adultos podem se vacinar no Clube Comercial

A Secretaria de Saúde de Bagé confirmou que a vacina contra a gripe está disponível para todas as idades. Isso nas unidades de Saúde - para adultos e crianças-, no Clube Comercial apenas para adultos, e no posto Camillo Gomes exclusivamente para crianças.

Na sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado divulgou que a vacinação contra a influenza poderia ser aberta para a população em geral (acima dos 6 meses de idade). Porém, a divulgação do Piratini lembrou que o número de doses para a campanha da gripe é limitado a quantidade do público estimado entre os grupos prioritários, não havendo a previsão no aumento no número recebido pelo Ministério da Saúde.

"Por isso, as doses agora disponíveis para a população em geral compreendem a quantidade que não foi utilizada pelos grupos prioritários até o momento", esclareceu a divulgação do Piratini.

O secretário de Saúde de Bagé, Michelon Apoitia, ao confirmar o início da vacinação para pessoas fora dos grupos prioritários, enfatizou que o lema é "vacina no braço" e sustentou que a pasta não reserva vacina. "Não paramos de vacinar", pontuou. Ele lembrou da importância de buscar as doses, ao mencionar que a Saúde tem feito de tudo para que não haja um colapso. A fala faz referência a covid-19, com novo aumento de casos, a gripe e a alta demanda por atendimento de pessoas com quadro de infecção respiratória, a dengue e a outras demandas. Muitas regiões têm enfrentado problemas.


Setenta e sete por cento

Em Bagé, são mais de 13,2 mil crianças com idades entre 6 meses e 9 anos, faixa que integra os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe. Além das crianças, também estavam aptos os adultos com 55 anos ou mais. A coordenadora de Imunizações do município, Tatiana Miranda, no final da semana passada, confirmou que 79% dos idosos já haviam se vacinado contra a influenza. A cobertura geral de todos os grupos era de 77%. Os percentuais, porém, são referentes a terça-feira passada (a atualização é semanal). Já entre as crianças o percentual atingido foi 64%. Tais números devem ser atualizados ainda hoje.

Vale lembrar que a primeira etapa da campanha deste ano foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. As crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos (um público de 1 960 crianças em Bagé) tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril. No dia 2 de maio, passaram a estar liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

As mais de seis mil crianças com idades entre os 5 e os 9 anos foram incluídas no final da primeira quinzena de maio. Vale destacar que a campanha nacional de vacinação contra a influenza, que se estendia até sexta-feira, foi prorrogada até dia 24 de junho. Na mesma sexta-feira, houve a recomendação, pelo Estado, da liberação da vacinação para as pessoas que não integram os grupos prioritários.


Onde vacinar

A vacina contra a gripe para a criançada está disponível em todas as unidades de Saúde de segunda a sexta-feira. No posto Camillo Gomes, o atendimento ocorre, inclusive, ao meio-dia. No caso dos adultos, também é possível se vacinar no Clube Comercial, que atende de segunda a sexta-feira e também aos sábados, inclusive neste, das 9h às 17h.

Festivinhos irá beneficiar entidades assistenciais Anterior

Festivinhos irá beneficiar entidades assistenciais

Maior demanda na UPA é por infecções respiratórias Próximo

Maior demanda na UPA é por infecções respiratórias

Deixe seu comentário