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Segundo bimestre fecha com quase 7,4 mil inadimplentes

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mais de 1,2 mil perderam o crédito em abril

O Serviço Central de Proteção ao Crédito, SCPC Bagé, divulgou os números da inadimplência do quarto mês de 2023, fechando o segundo bimestre do ano. Um total de 1 274 consumidores perderam o crédito na praça. O montante está acima do registrado no mesmo período de 2022, quando 1 110 bageenses foram negativados; e bem abaixo do mês anterior deste ano, em que 2 168 pessoas "sujaram o nome".

Por outro lado, o número de reabilitações subiu, ao comparar o mesmo período de 2022 e 2023. Nesse mês de abril, 991 consumidores conseguiram "limpar o nome". No quarto mês do ano passado, 937 conseguiram tal feito. Vale mencionar, porém, que no mês anterior (março de 2023), o total de reabilitações chegou a 1 179.

Até agora, no acumulado dos dois primeiros bimestres do ano de 2023, um total de 7 397 consumidores bageenses foram negativados e perderam o crédito. No mesmo período do ano passado, o total de apontamentos no SCPC Bagé foi de 6 741. Ou seja, é possível afirmar que, no comparativo, houve aumento no índice de inadimplência nesses dois primeiros bimestres do ano, quando 656 consumidores a mais do que no ano de 2022 "perderam o crédito na praça".

Como no comparativo mês a mês de 2023, é possível afirmar que houve queda no índice de inadimplência, foi retomada uma sequência de reduções, apenas interrompida no mês de março. Tal sequência de reduções se repetia desde agosto de 2022 e apenas em janeiro e março desde ano não se confirmou.

Para ficar mais claro: foram 2 421 consumidores negativados em agosto; 2 366 em setembro; 2 282 em outubro; em novembro, 1 878; e em dezembro, 1 476; em janeiro de 2023, um total de 2 241; em fevereiro, 1 714; e em março, 2 168. O mês de abril fechou com 1 274 registros - uma diferença de 894 consumidores negativados em comparação ao período anterior.

A busca por informações nesse abril de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, diminuiu. Enquanto em abril de 2022, um montante total de 28 583 consumidores buscaram informações sobre sua situação no SCPC, nesse mês passado a demanda caiu para 27 060 atendimentos - um número bem próximo ao do mês de março, quando 27 553 bageenses foram verificar seus CPFs. Todos os números foram repassados pelo diretor do SCPC Bagé, Francisco de Paula Maciel Pinto.

Vale citar o acumulado do ano passado, conforme os dados repassados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé: um total de 22 769 consumidores perderam o crédito de janeiro a dezembro do ano passado. O montante representou aumento significativo do índice de inadimplência em comparação ao ano anterior. Acontece que o ano de 2021 fechou com um total de 17 897 novos registros no SCPC, ou seja, 4 872 a menos que no ano passado.

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