BAGÉ WEATHER

Imunização

São oito pontos de vacinação no Dia D

Divulgação Prefeitura de Bagé imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Este sábado é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. Em Bagé, de acordo com a chefe de enfermagem, Liliane Gasparoni, a distribuição de doses para adultos e crianças ocorre até as 15h nas referências: ou seja, nas unidades Centro Social Urbano, Floresta, Arvorezinha, Caic, Sá Monmany, Castro Alves e também no posto Camilo Gomes. Os adultos também podem ser imunizados no Clube Comercial, no centro da cidade. Isso até as 17h.

De acordo com divulgação da Secretaria da Saúde do Estado, mais de dois milhões de crianças (maiores de 6 meses e menores de 5 anos) e idosos Integram o público-alvo. Vale destacar que também ocorre a vacinação contra o sarampo. Todas as crianças devem receber uma nova dose da vacina tríplice viral (que também protege contra a rubéola ou caxumba), independentemente de estarem ou não em dia com as doses de rotina (feita aos 12 e 15 meses de idade).

A campanha de vacinação da gripe teve sua primeira etapa aberta em 4 de abril para os idosos e os trabalhadores da saúde. O início da etapa para as crianças, que ocorreria somente na semana que vem, foi antecipado para essa segunda-feira "devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios", como divulgou o Piratini.


Esquema de doses


Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.


Vacina gripe trivalente


A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.


Estado já contabiliza 37 óbitos


O Estado já contabilizou 220 internações por complicações decorrentes da gripe (todas elas pela cepa A-H3N2). E foram confirmados 37 óbitos. Destes, 25 de idosos.

 

Número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos por faixa etária*:


Menor de 1 ano: 13 casos / zero óbitos

1 a 4 anos: 18 casos / zero óbitos

5 a 9 anos: 12 casos / zero óbitos

10 a 19 anos: 9 casos / zero óbitos

20 a 59 anos: 65 casos / 12 óbitos

60 anos ou mais: 105 casos / 25 óbitos


*Dados do dia 26 de abril

Velório do prefeito de Pedras Altas será aberto Anterior

Velório do prefeito de Pedras Altas será aberto

Chega ao fim o racionamento Próximo

Chega ao fim o racionamento

Deixe seu comentário