BAGÉ WEATHER

Serviço

Santa Casa completa um ano à frente da Unacon

Melissa Porto/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Unidade passou por remodelação com novos equipamentos e mobiliário

Nesta sexta-feira, a Santa Casa de Caridade de Bagé completa um ano à frente dos serviços de quimioterapia da Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Desde sua criação, há 10 anos, o serviço foi terceirizado. A nova gestão do hospital, sob o comando do provedor, o médico Carlos Eduardo dos Santos, dentro de seu planejamento estratégico, assumiu a responsabilidade da Unacon. Para marcar esse um ano, entre os dias 25 e 27, estão sendo realizadas algumas atividades.

A reportagem conversou com o gerente administrativo da Santa Casa de Caridade e dos serviços de quimioterapia, Aires Prado, a respeito desse um ano de gestão da unidade, que é referência na região. O profissional enfatizou que a unidade sempre foi de responsabilidade do hospital e que, após o término do contrato com a empresa terceirizada, a Santa Casa assumiu o serviço. "Inclusive, hoje temos dois médicos trabalhando. Também realizamos uma série de melhorias nas instalações, compramos novos equipamentos, reestruturamos a forma administrativa dos serviços e compramos novos mobiliários", informou o profissional.

Prado contou que, desde que o hospital assumiu os serviços de quimioterapia, outra novidade é a internação de pacientes. Ou seja, houve melhora no atendimento. Segundo ele, outra novidade é que, agora, o paciente é acompanhado em casa. O gerente administrativo classificou essa iniciativa como um grande avanço.

Abrangência

Prado falou que casos de câncer estão crescendo. O profissional argumentou que isso muito se deve aos dois anos da pandemia de covid-19, onde as pessoas deixaram de procurar atendimento nesse período. "Hoje, estamos atendendo por dia de três a seis pacientes novos e, na grande maioria, mulheres com câncer de mama, mas também temos vários pacientes masculinos que procuram o serviço para tratar do câncer de próstata e pacientes com câncer de reto", mencionou o gestor.

De acordo com Prado, são atendidos em torno de mil pessoas por mês. Acrescentou que, ao todo, são atendidos 750 pacientes pelo Sistema Único de Saúde( SUS) e 240 por meio de convênios. "Em breve, teremos os serviços de radioterapia e isso vai possibilitar que novos profissionais especializados queiram vir trabalhar aqui, porque no futuro teremos um serviço de referência", pontuou Prado.

 

Lideranças avaliam primeiro ano do novo status sanitário Anterior

Lideranças avaliam primeiro ano do novo status sanitário

Estudante cria dispositivo que reduz consumo de combustível Próximo

Estudante cria dispositivo que reduz consumo de combustível

Deixe seu comentário