BAGÉ WEATHER

Na Santa Casa

Sábado será de coleta de sangue

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Doadores devem ir até a Assistência Social, abaixo do Pronto-Socorro

O sábado marcará a retomada da coleta de sangue em Bagé. Será na Santa Casa de Caridade, mais especificamente na Assistência Social, abaixo do Pronto-Socorro. Isso a partir das 10h. De acordo com o secretário de Saúde, Michelon Apoitia, já foram distribuídas 50 fichas e organizados os horários das coletas de cada doador voluntário.

Apoitia explicou que tal organização é estratégica. O objetivo é avaliar a estrutura e a capacidade, ou seja, quantos doadores será possível atender em um dia e qual a melhor forma para isso. A retomada da coleta de sangue em Bagé faz parte de um projeto-piloto. Por isso, nas redes sociais, a Secretaria de Saúde fez um cadastro de 100 doadores e a equipe verificou previamente aqueles que estão aptos e organizou a coleta.

O secretário elucidou que, para esta primeira coleta, não foi necessário recorrer ao Exército ou a moradores de outros municípios para conseguir um número expressivo de bolsas. E explicou que a ideia é que a partir da organização seja possível atender os doadores por livre demanda. Mas, neste primeiro dia, a pasta optou pela organização antecipada também para não afugentar ninguém. Em síntese, mencionou que quer começar da melhor forma possível para que as doações sejam sempre sinônimo de sucesso. A expectativa é de que nas próximas coletas seja possível atender mais doadores e assim obter mais bolsas de sangue.

Ainda não há data para a próxima coleta. Porém, também ocorrerá em um sábado. Neste primeiro dia, estarão mobilizados 10 profissionais - todos do quadro do município. E o trabalho contará com apoio do experiente Hemopel. Vale mencionar que um convênio entre a Prefeitura, o Governo do Estado, a Santa Casa de Caridade e o Hemopel que possibilitou tal retomada. Apoitia comemorou o fato que, a partir de agora, as pessoas não precisarão se deslocar até Pelotas para doarem. E que Bagé ainda poderá receber doadores dos municípios vizinhos, que tiverem interesse.

É importante destacar que, para doar sangue, é necessário apresentar documento com foto, possuir idade entre 16 e 69 anos, estar pesando acima de 50 quilos e estar alimentado antes do procedimento. Caso a coleta ocorra após o almoço, o doador precisa aguardar duas horas para se submeter ao procedimento. O doador também precisa ter dormido pelo menos seis horas nas 24 horas que antecedem a doação. Além disso, menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Saúde deve ter valorização 'significativa' Anterior

Saúde deve ter valorização 'significativa'

Gás e combustíveis mais caros Próximo

Gás e combustíveis mais caros

Deixe seu comentário