BAGÉ WEATHER

Papa

Relíquia de São João Paulo II está exposta em Bagé

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fragmento pode ser visto nas missas da paróquia São Pedro

Uma relíquia das vestes da batina usada pelo Papa São João Paulo II pode ser vista em Bagé, durante as missas na Paróquia São Pedro. O fragmento do sumo pontífice - morto em 2 de abril de 2005 - veio direto da Santa Sé. O pedido foi feito pelo seminarista Elton Alves, que está no Seminário Diocesano de Bagé. Ele é natural de São Paulo.

O padre Fábio dos Santos Silva, que atua na Paróquia São Pedro, contou que a relíquia foi mostrada aos fiéis na missa de domingo passado. O sacerdote relatou que a relíquia pertence ao seminarista.

Segundo o padre, o seminarista escreveu um ofício e enviou para o Vaticano durante o processo de canonização do papa polonês. "Esse fragmento da batina do Papa pode ser visto aqui na paróquia. Mas, como nós não temos um local adequado para deixar exposto, a pessoa vem assistir a missa e pede para ver o fragmento da relíquia ou entra durante o dia em contato conosco que nós mostramos", explicou o padre.

Por mensagem via WhatsApp, o seminarista contou que é natural de Leme, interior de São Paulo, e falou como fez o pedido. "Fiz um pedido formal junto com meu bispo, lá de Minas Gerais, na época em que ele era beato. Enviei ao Ofício Litúrgico, que fica na diocese de Roma, que cuidava do processo de canonização, daí não tinha muita esperança, mas acabaram aceitando o pedido e me enviaram a relíquia", disse. Isso aconteceu em 2018. O seminarista coleciona relíquias de santos.

"Ucho, ucho, ucho"

Conhecido como o "papa peregrino", em razão de suas viagens pelo mundo, João Paulo II teve um dos mais longos pontificados. Durante 27 anos ocupou o trono de Pedro - entre 1978 e 2005. O polonês Karol Wojtyla esteve em mais de mil cidades. Um dos gestos mais lembrados de sua chegada em um país, era beijar o chão assim que descia do avião.

João Paulo II criou as Jornadas Mundiais da Juventude, escreveu 14 encíclicas, organizou 15 assembleias do Sínodo dos Bispos, nomeou 231 cardeais, beatificou 1338 pessoas e canonizou 482 santos.

Em 4 de julho de 1980 o Papa pisou no solo de Porto Alegre, onde durante 22 horas levou os gaúchos ao delírio. Único papa a visitar o Estado, ele tomou chimarrão e colocou um chapéu de gaúcho, enquanto o povo gritava "Ucho, ucho, ucho, o Papa é gaúcho".


Bagé terá Feira Encontro Cores & Sabores Anterior

Bagé terá Feira Encontro Cores & Sabores

TEAcolhe RS inaugura na próxima semana Próximo

TEAcolhe RS inaugura na próxima semana

Deixe seu comentário