BAGÉ WEATHER

Perda

Professora Alda Gafrée deixa uma legião de admiradores

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Educadora encantava pelo estilo simples e o largo sorriso

Assim que o jornal Folha do Sul publicou, nas redes sociais, a morte da professora de Biologia Alda Magda Assumpção Gaffrée, de 59 anos, no início da tarde de ontem, o dia foi de manifestações de dor e carinho pela perda. De sorriso cativante e estilo simples, a educadora deixou uma legião de admiradores. Além da Educação, ela era envolvida com as causas sociais, como na Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Casa da Amizade.

Alda descobriu câncer na região da cabeça há cerca de três meses. Ela estava internada na Santa Casa de Caridade de Bagé.

O irmão dela, o médico Roberto Gaffrée, disse para a reportagem que Alda dedicou a vida para ajudar os menos favorecidos. "Minha irmã era um anjo de luz, uma pessoa dedicada às filhas, a nossa família. Era uma pessoa que estava sorrindo sempre, alegre", recordou.

O médico relatou que, entre a descoberta da doença e a morte, foram três meses. Emocionado, o irmão contou que Alda sempre pediu que, quando morresse, fosse cremada e suas cinzas fossem jogadas em uma praia que ela tanto visitou.

Amor aos animais e flores

Ana Luísa Fagundes e Katia Médici Saraiva, que eram colegas de Alda, no Grupo de Apoio a Santa Casa, falaram que a professora era uma pessoa maravilhosa, alegre, carinhosa, muito perfeccionista e que, sempre que uma pessoa precisasse, ela não tinha hora para atender. Além disso, que Alda gostava de viajar, tinha predileção pelos animais e amava flores.

A assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, a ex-vereadora Sonia Leite, que estava no velório, muito emocionada e às lágrimas, contou que era muito amiga de Alda. "Ela foi minha aluna, cantou no meu casamento, depois fomos colegas de profissão. Foi professora dos meus filhos, tinha uma ligação muito forte", lembrou.

Sonia confidenciou que, mesmo durante o tratamento, a educadora estava sempre alegre. "Um dia ela me disse que essa doença serviu para ela entender muita coisa nessa vida, mas agora ela está em outro plano, ao lado do pai e do irmão. Estou com meu coração dilacerado", desabafou.

A arte do ensino

De família tradicional da Rainha da Fronteira, Alda fez carreira no Magistério. E por onde passou só arrancou admiração e carinho dos alunos e colegas. A Biologia foi o caminho escolhido pela professora. Bem relacionada na comunidade, fez da Educação a profissão e dedicou parte do tempo para o voluntariado. Foi professora do Curso Normal na Escola Estadual Justino Quintana.

Alda era separada e deixa as filhas, Mariah e Antonietta. O corpo foi levado para o Crematório Angelus, no Capão de Leão, como era o desejo da professora.

Legado de uma mestre

Assim que o jornal Folha do Sul postou, nas redes sociais, a morte da educadora, amigos, conhecidos e ex-alunos manifestaram todo o carinho e reconhecimento à professora que foi uma mestre na arte de educar e na vida. A reportagem extraiu algumas manifestações.

"Que notícia triste. Foi minha professora no Auxiliadora. Eu adorava ela, sempre simpática, doce e muito fashion."

"Pessoa da maior qualidade, bonita por fora e por dentro."

"Minha colega, amiga, pessoa de um coração enorme, carinhosa e caridosa com todos."

"Pessoa maravilhosa. Foi minha professora no Curso Normal. Pessoa de coração gigantesco. O céu está em festa."

"Trabalhei quase cinco anos com ela. Nunca fui tratada como empregada."

"Tive o prazer de conhecer essa pessoa maravilhosa, cheia de luz, uma mulher de sorriso encantador."

"Vai ser lembrada também por sua benemerência e dedicação às causas sociais."

"Uma das pessoas mais bondosas que passou por nossas vidas."

"Ela era competente, carismática, educada e amiga. O dia perdeu o brilho."

"Descanse em paz, professora querida de tantos alunos."

"Foi minha professora, adorava as aulas dela."

"Enorme perda pra quem com ela convivia.Ser humano que só distribuiu o amor."

"Vai em paz, professora, estarás para sempre no meu coração."

"Era uma pessoa espetacular, educada, simpática."

"Uma pessoa maravilhosa; dona de uma luz tão grande."

"Ajudei a cuidá-la no dia 19/10: ainda consegui escutá-la e vê-la sorrindo."

"Além de um exemplo como educadora, uma das pessoas mais iluminadas que eu já conheci. Tive o prazer de ser seu aluno e ter como madrinha em nossa formatura. Com certeza Deus te recebeu de braços abertos e feliz em ter mais um lindo anjo a seu lado."

 

Municípios investem 34% a mais em saúde Anterior

Municípios investem 34% a mais em saúde

Bem-estar e NBPA opinam sobre lei que proíbe eutanásia Próximo

Bem-estar e NBPA opinam sobre lei que proíbe eutanásia

Deixe seu comentário