BAGÉ WEATHER

Agenda

Planetário terá duas sessões abertas no domingo

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Visita da escola Kalil A. Kalil, na semana passada

O Planetário da Universidade Federal do Pampa destaca a realização de sessões abertas ao público no primeiro domingo de cada mês. No dia 2 de julho, haverá duas sessões: uma às 15h e outras às 16h15min. Quem quiser participar sempre deve ficar atento porque é preciso reservar lugar. Isso pelo WhatsApp (53) 3240 3611. Por meio de mensagem, é preciso informar o nome completo e quantas pessoas pretendem visitar o espaço (o nome de todas e as suas idades devem constar na mensagem). De acordo com a divulgação do Planetário, a sessão na cúpula é indicada para todas as idades e tem duração de aproximadamente uma hora. Vale mencionar que a entrada é totalmente gratuita.  


Além das sessões aos domingos, também há as Terças de observação: na última terça-feira, por exemplo, estava prevista observação pelo telescópio e reconhecimento do céu. Vale mencionar, porém, que essas atividades sempre dependem das condições climáticas. Também há outras opções: o Planetário da Unipampa agenda turmas escolares para visitação e sessões superespeciais. E ainda tem o Planetário móvel, que é levado para vários municípios do Estado. Na semana passada, por exemplo, a escola Kalil A. Kakil visitou a estrutura, no campus da Unipampa, da mesma forma a escola João Thiago do Patrocínio, a Fundação Bidart e a Emílio Mallet. E recentemente a equipe do Planetário móvel foi até Nova Petrópolis, na escola Bom Pastor.  

 

De olho no céu 

O novo trimestre, que inicia no sábado, terá vários fenômenos incríveis. Em julho, Vênus, Marte, Mercúrio, a Lua e Regulus estarão próximos lá no dia 20. Em agosto, a agenda é mais cheia: com Superlua já no dia primeiro dia do mês. A partir do dia 14, tem chuva de meteoros Perseidas e o mês também encerra com uma Superlua, no dia 20. Em setembro, Netuno em oposição no dia 19 fecha o calendário astronômico do trimestre. É claro que em outubro, novembro e dezembro tem mais: está previsto eclipse solar anular e três chuvas de meteoros (Orionidas em outubro; Leônidas em novembro; e Geminídeas em dezembro). 

Situação da Radioterapia segue indefinida Anterior

Situação da Radioterapia segue indefinida

Sindicato Rural lança projeto Próximo

Sindicato Rural lança projeto "Mulheres em Evidência"

Deixe seu comentário