Retomada
Planetário da Unipampa anuncia reabertura
Reprodução/Site Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram dois anos sem sessões presenciais
A reabertura do Planetário da Universidade Federal do Pampa já tem data: será no 13 de março. O curioso é que será justamente no Dia Internacional dos Planetários. Vale destacar que as sessões, porém, serão por agendamento. Isso para garantir a segurança de todos. Algumas regras já foram divulgadas. Conforme a divulgação da equipe do Planetário, somente poderão entrar no campus da universidade pessoas vacinadas (crianças de 5 a 11 anos devem ter, pelo menos, a primeira dose). Ou seja, é necessário apresentar a carteirinha.
Para participar das sessões, conforme já adiantado, será preciso agendar. Isso pelo WhatsApp (53) 3240 3611. É importante mencionar que haverá capacidade máxima por sessão, que será de apenas 20 pessoas. Além disso, será obrigatório o uso de máscaras durante toda a permanência no campus, inclusive durante a sessão. O pedido é que todos cheguem sempre ao local com 10 minutos de antecedência.
O coordenador do projeto Astronomia para todos, o professor Guilherme Marranghello, detalhou para a reportagem as atividades do dia da retomada. A programação começa às 15h, com a sessão As aventuras de Zito parte um e dois. Às 16h15min começa Missão: Marte. Por fim, às 17h30min terá início a sessão A questão da vida. O dia, segundo ele, é de celebração. E a mensagem da programação é "Unindo todos sob um domo estrelado".
Marranghello lembrou que foram dois anos sem sessões presenciais. "Chegamos a fazer uma primeira sessão em 2020, antes da pandemia fechar tudo", recordou.
Atividade virtual intensa
Vale lembrar que, desde o início da pandemia de coronavírus, o Planetário da Unipampa migrou suas atividades para o ambiente virtual. "Fizemos tudo o que fazíamos antes, só que por meio de plataformas. Fomos os pioneiros no Brasil a fazer sessão de planetário virtual", relatou o coordenador do projeto, em reportagem sobre o pioneirismo dos envolvidos. A equipe também produziu muito conteúdo, que está disponível no Youtube. E, com a volta às aulas, no ano passado, criou o programa "Planetário na sua sala de aula", com encontros on-line.
Também no ano passado, o Planetário recebeu prêmios em duas (de cinco) categorias de um evento promovido pela Associação Astronômica Internacional. E uma menção honrosa como um dos 10 grupos que mais fez atividades, contribuindo para o enfrentamento da pandemia. Além disso, logrou o segundo lugar como melhor evento para famílias, pelas sessões de planetário virtuais e a menção honrosa foi na categoria maior número de eventos registrados por um único grupo.
Deixe seu comentário