BAGÉ WEATHER

Tempo

Pedidos de ajuda caem mesmo com chuva expressiva

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Limpeza de valas no entorno da avenida Attila Taborda

Até as 9h dessa quarta-feira, o acumulado de chuvas do mês de setembro havia atingido 279,9 milímetros. Porém, a chuva não parou nesse horário: seguiu durante todo o dia. Como resultado, os três reservatórios da cidade -Sanga Rasa, Emergencial e Piraí - estão completamente cheios.  Já nesta quinta, até as 9h, conforme atualizou o Daeb, o acumulado chegou ao total de 300,7 milímetros.

 

Para se ter uma ideia, das 9h de terça até 9h de quarta, choveu 59,3 milímetros na Estação de Tratamento de Água. No Piraí, 56 milímetros, e na Santa Rasa um total de 50 milímetros. O acumulado mais expressivo foi na Emergencial, onde foram registrados expressivos 70 milímetros de precipitação. Das 9h de quarta até as 9h de quinta, os acumulados foram: 20,8 mm na ETA, 32 mm na Piraí, 18 mm na Sanga Rasa e 30 mm na Emergencial. Os dados, é claro, são do Daeb. 

 

Na terça-feira, a autarquia divulgou que estavam em execução atividades para garantir a drenagem em pontos sensíveis do município. Por exemplo, uma equipe do Daeb fez a limpeza de valas no entorno da avenida Attila Taborda. Na segunda, equipes da autarquia realizaram limpeza na ponte da Conde de Porto Alegre. Inclusive, foi utilizado um caminhão munck e uma retroescavadeira da autarquia para retirada de troncos e galhos de árvores, além de lixo. No mesmo dia, foi feita a limpeza de um bueiro na rua Cândido Dias Borba, no bairro Tarumã, que estava obstruído por galhos e lixo.  

 

A reportagem questionou ao coordenador da Defesa Civil de Bagé, Everton Kaupe, se, desde segunda, houve muitos registros de alagamentos ou necessidade de distribuição de lonas, como tem sido o trabalho ao longo desta semana. "Nossas equipes seguem trabalhando, mas, desta vez, com bem menos pedidos de ajuda. Seguimos colocando lonas e desobstruindo valas", garantiu.  

 

Rachadura entre Bagé e Candiota 

As chuvas causaram rachaduras na BR-293, entre Bagé e Candiota. A informação, ontem à tarde, era de que o trânsito estava normal, mas o alerta era por cautela por parte dos motoristas. Equipes do DNIT estavam acompanhando a situação. 

 

Ingresso de nova frente fria 

De acordo com a MetSul, no decorrer desta quinta-feira, um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do Rio Grande do Sul e alinha a passagem de uma nova frente fria. "Os maiores acumulados de chuva vão se concentrar entre a faixa central, Sul e Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, com volumes entre 100 e 150 milímetros, com acumulados pontuais de 200 milímetros, até esta quinta-feira. Na faixa Norte e Noroeste do Estado, a chuva pode ficar entre 80 e 100 milímetros", detalhou o boletim. 

 

Muito frio e depois calor 

Entre esta quinta e sexta-feira, uma massa de ar frio começa a atuar sobre a região Sul. Na sexta-feira, inclusive, há possibilidade de geada em áreas do Sul do Brasil. Nesta quinta, a temperatura oscila entre 6°C e 16°C. Na sexta, a mínima fica em 5°C e a máxima atinge os 18°C. No final de semana, há previsão de temperaturas elevadas, podendo chegar a 29°C de máxima no domingo.  

Casa da Menina recebe doações do Banco de Alimentos Anterior

Casa da Menina recebe doações do Banco de Alimentos

Apelo é por profissionais de Saúde para o Vale Próximo

Apelo é por profissionais de Saúde para o Vale

Deixe seu comentário