BAGÉ WEATHER

História

Museu abrigará acervo da Diocese de Bagé

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espaço irá funcionar na Catedral de São Sebastião

Depois de 63 anos de fundação, a Diocese de Bagé irá contar em breve com um museu. A diocese, que abarca 12 municípios da região da Campanha, terá um espaço próprio para abrigar obras da igreja e outras relíquias. O projeto irá sair do papel logo depois da restauração da Catedral São Sebastião – a igreja mãe da diocese.

Ontem à noite, aconteceu um coquetel na Catedral, ocasião em que foi lançada a campanha “S.O.S São Sebastião – abrace o patrimônio que também é seu”. O projeto de restauro do templo está orçado em R$ 200 mil.

Somente depois da restauração do prédio histórico é que irão começar os trabalhos do projeto de criação do museu, que irá funcional na Catedral de São Sebastião. Conforme o bispo dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, o museu é uma etapa posterior aos restauros da igreja mãe da diocese, e que deve funcionar no andar de cima da Catedral. Segundo o prelado, o espaço no andar superior do templo será o das laterais, o que é suficiente para abrigar o museu.

Questionado sobre como vai funcionar esse espaço, o bispo respondeu que será um museu religioso, que irá abrigar o acervo da diocese. Dom Cleonir disse que ainda não foi feito um levantamento de quanto vai custar a obra. Porém, adiantou que os recursos serão buscados junto à comunidade e também com apoio de entidades.

A coordenadora da comissão de restauro da Catedral de São Sebastião, empresária Clori Peruzzo, informou que a ideia é fazer projetos junto a secretaria de Cultura do Estado. Segundo ela, nenhuma das 16 paróquias da diocese tem museu. “Tem muitas coisas lindas guardadas, mas não apropriadamente. Vamos recolher tudo de toda a diocese e colocar no museu”, enfatizou a empresária.

Território
A Diocese de Bagé é composta de 16 paróquias, em 12 municípios. Municípios de Bagé, Lavras do Sul, Santana do Livramento, Dom Pedrito, São Gabriel, Rosário do Sul, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Pedras Altas e Santa Margarida do Sul.

STIA/Bagé e sindicato patronal fecham acordo coletivo Anterior

STIA/Bagé e sindicato patronal fecham acordo coletivo

Índio festeja com carreata Próximo

Índio festeja com carreata

Deixe seu comentário