BAGÉ WEATHER

Solidariedade

Maior demanda da Campanha do Agasalho é por cobertas

Tanise Oliveira/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Dia D será realizado neste sábado

Neste sábado, dia 29 de maio, os bageenses terão mais uma oportunidade de fazer o bem a quem mais precisa. Será realizado o Dia D da Campanha do Agasalho de 2021, que visa a arrecadação de roupas, agasalhos e cobertas para as pessoas em situação de vulnerabilidade. A maior demanda da Campanha neste ano é por cobertas.

Conforme as informações repassadas para a reportagem pela assessoria da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), que é a pasta responsável por conduzir a campanha, o total de arrecadações já ultrapassou a marca de 20 mil peças doadas, número maior do que o que foi arrecadado em toda a edição passada da Campanha. Contudo, ainda há uma necessidade a ser suprida: cobertas. A secretaria pede a doação de cobertas, mantas e cobertores, também em tamanhos infantis, para que os pequenos fiquem aquecidos neste inverno. "Solicitamos a comunidade que doem roupas e principalmente cobertores que tem o poder de aquecer uma família inteira e que não chegamos bem perto de atingir a meta. Contamos com a solidariedade do povo bageense para aquecer este inverno", pediu o titular da pasta, Graziane Lara.

Para aumentar as doações, a Smasi promove neste sábado o Dia D da Campanha, que neste ano acontece de forma diferente para respeitar os protocolos vigentes por conta da pandemia de coronavírus. Assim, haverá três pontos de coleta no sábado, todos funcionando no sistema drive-thru. Esses pontos estarão localizados no Centro Administrativo, na Praça das Carretas (pela rua Líbio Vinhas) e na praça da escola Silveira Martins (pela avenida Tupy Silveira). As equipes da Smasi estarão nesses locais das 13h as 17h.

Neste dia, apenas o drive-thru estará recebendo as doações. Isso porquê a equipe que atua no recolhimento de doações através do disk coleta estará envolvido levando as peças dos pontos de arrecadação para o ponto de triagem.

Inclusive, vale ressaltar o trabalho de triagem feito pela Smasi. De acordo com a pasta, a equipe da Casa de Cursos está realizando a triagem das roupas, seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), deixando as peças em sacos plásticos por três dias e, após esse período, lavando e passando com álcool 70. A escolha da equipe da Casa de Cursos para fazer este trabalho é porque o local não tem atividades por causa da pandemia, assim, os profissionais podem se dedicar a fazer o processo de triagem.

Distribuição

A distribuição dos agasalhos arrecadados na Campanha começa a partir do dia 1º de junho. As doações ficarão disponíveis nos postos de saúde. A escolha do local é por causa dos agentes comunitários de saúde. Eles serão os responsáveis por montar as listas com o número de pessoas necessitadas e tamanho das roupas e sapatos para cada uma delas. A justificativa para essa dinâmica é que os agentes já fazem as visitas nas casas, por isso conhecem melhor a realidade de cada comunidade e não há a necessidade de deslocar mais um profissional para fazer essas visitas, sobretudo em um momento de pandemia onde o distanciamento social deve ser mantido. A distribuição será iniciada pelo posto do bairro Damé.

Ainda segundo a pasta, as doações devem beneficiar as 19 800 famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico do município. Destas, 9 330 estão em situação de extrema pobreza, com renda de até R$ 89 por pessoa.


Arrecadação no Dia D

Locais: Centro Administrativo, Praça das Carretas (pela rua Líbio Vinhas) e praça da escola Silveira Martins (pela avenida Tupy Silveira)

Horário: das 13h as 17h

Pontos de coleta nós demais dias:

Rede Nicolini, Rede Peruzzo, Farmácias São João, Farmácias Panvel, Lojas Obino, Loja Pompéia, Loja América, Lojas ASM, Lojas Becker, Sindilojas, Leb Livraria, Minotto Car, Stadtbus, Postos Sim, Postos GBI, Supermercado Nacional, Daeb, Câmara de Vereadores e secretarias municipais de governo.

Disk coleta

(53) 99930 6154

(53) 99706 8179

(53) 99992 9929

 

Morre professor Sérgio Pires Anterior

Morre professor Sérgio Pires

Pesquisa  aponta aumento da contaminação da covid-19 em Bagé Próximo

Pesquisa aponta aumento da contaminação da covid-19 em Bagé

Deixe seu comentário