BAGÉ WEATHER

Covid-19

Leitores opinam retomada das máscaras

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos. A medida visa reduzir o risco de contágio de covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas em todo o país.


Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, os números de casos positivos no Rio Grande Sul, acumulados em sete dias, triplicaram, passando de um pouco mais de mil, no início de novembro, para os atuais 4,6 mil. As internações clínicas aumentaram de 78 para 181, e nas UTIs a elevação de internações foi menor, de 20 para 36 casos. A notícia boa é que os óbitos não apresentam elevação significativa.


Em Bagé, conforme o boletim divulgado nessa quarta-feira, o último antes do fechamento da edição desta sexta-feira, 94 bageenses estavam em isolamento domiciliar porque positivaram para a covid-19. Dos 23 testes realizados, apenas seis foram positivos. Há dois meses, Bagé contabilizava 538 pacientes em isolamento domiciliar com confirmação para a doença. E, no dia 26 de setembro, um total de 168 testes foram realizados, com 42 confirmações. Há um mês, o número de pacientes em isolamento positivados para a covid-19 caiu para 196; e apenas 42 testes forma realizados, com 12 confirmações. 


Vale mencionar que, ontem, não havia ninguém internado na Santa Casa com confirmação ou suspeita da doença. Ainda assim, o Piratini pede atenção da população gaúcha. "O momento é de atenção, visto que os casos confirmados triplicaram e os internados em leitos clínicos com covid mais do que dobraram no último mês no Estado. Entretanto, não foram emitidos avisos porque os números ainda se mostram aquém de outros momentos da pandemia. Se replicarmos as taxas de internações de outros países que tiveram a incidência da BQ.1, não veremos picos semelhantes aos que tivemos em 2020 e 2021". 


As recomendações das autoridades sanitárias do Estado são de estar em dia com a vacina e manter os cuidados e medidas não-farmacológicas, como uso de máscara em caso de sintomas gripais - essas duas orientações são as mesmas enfatizadas pelo secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi - e o uso de álcool em gel para higienizar as mãos. O Estado deverá emitir uma nota técnica com recomendações e considerando a orientação em relação ao uso de máscaras em aviões, por exemplo. Diante de todo esse cenário, a reportagem questionou o leitor a opinião dele sobre a retomada do uso de máscaras. Também, em quais locais considera obrigatório o uso.


O leitor Luiz Fernando Ramos mencionou que, atualmente, é difícil encontrar álcool em gel em mercados e até em farmácias, disponível para uso dos clientes. "Deve ser para contenção de despesas", criticou. "Quanto às máscaras, acho que devem ser usadas em ambientes fechados com acúmulo de pessoas. O hábito do álcool em gel deveria permanecer para sempre e não só em pandemias", opinou. A leitora Ivanir Feijó enfatizou: "Eu nunca deixei de usar. Deve voltar a obrigatoriedade (do uso de máscaras) em lugares fechados".


Anderson Fara completou: "Não era nem para ter tirado. A pandemia não acabou". Dalva Batista sugeriu que o uso das marcadas volte a ser obrigatório também em ônibus e igrejas. Já Carla Postiglioni argumentou que seja em todos estabelecimentos que tenham maior fluxo de pessoas. Laura Delfim também criticou o fato de que está mais difícil ter acesso a álcool em gel em mercados. Para ela, é preciso fiscalização. 

Black Friday mobiliza consumidores nas lojas do centro Anterior

Black Friday mobiliza consumidores nas lojas do centro

Bagé terá vacinação na praça no domingo Próximo

Bagé terá vacinação na praça no domingo

Deixe seu comentário