BAGÉ WEATHER

Celebrações

Junho: mês de devoção e festejos

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Santos juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo

O mês de junho é marcado por celebrações de grandes nomes da devoção popular católica no Brasil. São lembrados e festejados Santo Antônio, São João Batista, São Paulo e São Pedro. Eles fazem parte das tradicionais festas juninas, tipicamente comemoradas para vivenciar os costumes, saberes e viveres de uma cultura, bem como a sua gastronomia.

Frei Juan Miguel Gutiérrez Mendez, responsável pelas paróquias Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Auxiliadora, argumenta que as festividades do mês são importantes para relembrar a vida religiosa desses santos e não pelas lendas e crendices que giram em torno deles nas comemorações. "Cada um, por motivos diferentes, deixam esse período de 30 dias mais especial e são exemplos de vidas que tiveram como modelo o exemplo de Cristo", pontua o frei.

Santo Antônio é festejado em 13 de junho. Popular, com suas lendas e crendices, como santo casamenteiro, a história de fé dele esteve intimamente ligada ao carisma franciscano.

No dia 24 é celebrado o nascimento de São João Batista: o precursor de Cristo. No dia 29 é a festa de São Pedro, aquele que tem "a chave da porta do céu", e de São Paulo, considerado por muitos como o maior exemplo de conversão da Igreja Católica. "O mês de junho é ainda importante por se destacar no processo de catequização da humanidade", acrescenta frei Juan Miguel.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição está celebrando a trezena em homenagem a Santo Antônio, tendo seu ápice no próximo final de semana com dois acontecimentos significativos para a comunidade. No sábado, dia 12, a partir das 14h, e pela primeira vez, acontecerá a visita, em forma de procissão, da imagem dos santos às seis comunidades da paróquia. "Será um momento especial a cada uma das comunidades, independentemente de sua realidade geográfica", enfatiza o religioso.

Os grupos do Movimento Emaús são os responsáveis por realizar e dinamizar o encontro em cada comunidade.

No dia 13, domingo, dia de Santo Antônio, além das celebrações eucarísticas às 10h e às 16h, terá a tradicional procissão. Novamente, devido à pandemia, e cuidando dos protocolos corriqueiros, ela será motorizada, com saída em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e seguirá um roteiro definido: passará pela Santa Casa de Caridade e Hospital Universitário, Catedral de São Sebastião e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, retornando à Igreja de origem.

 

Frio intenso volta até o final da semana Anterior

Frio intenso volta até o final da semana

Restaurantes apostam na criatividade para Dia dos Namorados Próximo

Restaurantes apostam na criatividade para Dia dos Namorados

Deixe seu comentário