BAGÉ WEATHER

Saúde

Julho é dourado como incentivo à vacinação dos animais

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Cães e gatos devem ser imunizados

Além de proteger os bichinhos de estimação contra o frio, também é importante, neste período do ano, garantir a imunização deles contra a gripe. As clínicas veterinárias têm feito esse alerta: cães e gatos precisam ser vacinados. E há um mês totalmente dedicado para essa campanha: é o Julho Dourado. A veterinária Juliana Flôres, da Quatro Patas, citou a gripe canina e felina como duas das doenças mais recorrentes nesta época do ano.  

  

Daí, para evitar esses problemas, a médica veterinária salientou a necessidade de manter as vacinas em dia. "Essas duas doenças, que parecem tão inocentes, são, na verdade, vilãs", argumentou, ao acrescentar que pode desencadear muitos outros problemas respiratórios, como as pneumonias. Por vezes, em decorrência disso, os animais não conseguem se alimentar e os problemas podem até mesmo levar o animalzinho à óbito, se as doenças não forem tratadas corretamente.  

  

Importância 

Este é o mês da campanha Julho dourado. Nele, segundo já havia explicado Juliana à reportagem, os veterinários reforçam a necessidade de vacinação contra as principais doenças virais e zoonoses de cães e gatos. Ela defendeu que, com a vacinação, a imunidade contra as principais doenças de cães aumenta, como parvo, cinomose, gripe canina e raiva.  

  

"Nos gatos, podemos citar as principais doenças respiratórias da gripe felina, como a rinotraqueite e calicivirose. Além de vacinas mais completas, contendo até mesmo a proteção contra a FELV, que é uma das principais doenças hoje em dia na clínica", elucidou, na ocasião. 

  

Juliana enfatizou, à reportagem, em conversa sobre o Julho dourado, que a vacinação aumenta a sobrevida do animal, muitas vezes evitando contaminação de doenças que podem levar o bichinho à óbito. "Animais vacinados que chegam a contrair a doença têm muito mais chance de cura do que um animal sem nenhuma vacina, pois seu organismo já foi exposto ao vírus na vacinação", pontuou, ainda, na ocasião. 



Morre ex-atleta e taxista Perceba Anterior

Morre ex-atleta e taxista Perceba

Ministra da Saúde assina portaria de liberação da radioterapia Próximo

Ministra da Saúde assina portaria de liberação da radioterapia

Deixe seu comentário