Devoção
Festejos de Santo Antônio terão missa campal
Juan Miguel Mendéz/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Celebrações acontecem na Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Com o tema "Santo Antônio fala com sabedoria e ensina com amor", começa nesta terça-feira a trezena em homenagem ao santo mais popular da Igreja Católica. Durante treze dias, os fiéis irão participar de uma extensa programação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Nesses dias, como já é tradição, ocorre a distribuição dos pãezinhos e benção da saúde. Durante a semana, as missas serão às 15h e às 19h.
Ao longo da trezena, cada missa será presidida por diferentes padres da diocese. No dia 11 de junho, uma procissão será realizada ao redor da praça Silveira Martins, com as crianças. No dia 12 é a vez da procissão motorizada (carreata). A celebração solene do dia 13 de junho será presidida pelo bispo dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, às 19h. Será uma missa campal em frente à paróquia e às 19h acontece a procissão luminosa em torno da praça.
Santo Antônio é um dos mais populares e queridos dos católicos. É chamado santo casamenteiro e das causas impossíveis. De acordo com o frei Juan Miguel Gutiérrez Mendéz, o santo se tornou tão cultuado porque foi franciscano e um grande intelectual que viveu na simplicidade. "Se tornou popular porque era um grande pregador em sua simplicidade e vontade ensinada ao povo", enfatizou.
O religioso acrescentou que Santo Antônio falava com sabedoria e o povo entendia a linguem simples que ele usava para se comunicar. O frei lembrou que essa popularidade no folclore brasileiro se dá em razão de ser conhecido como santo casamenteiro, das causas perdidas e também da benção.
Além disso, o religioso comentou que a imagem do santo é representada com o livro da Escritura - onde está sentado o menino Jesus. "Eles nos traz Cristo na forma mais doce e terna", mencionou o religioso.
Deixe seu comentário