BAGÉ WEATHER

Literatura

Feira do Livro terá lançamentos de bageenses

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nogueira detalha sessões e lançamentos, que contarão com bate-papo

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, no largo do Centro Administrativo, acontece a primeira edição do Festival Literário de Bagé e, dentro dele, a Feira do Livro. Integra a programação uma série de lançamentos de obras de escritores bageenses, com sessões de autógrafos, e o empresário Richarles Nogueira organiza uma série de bate-papos que ocorrerão durante estes momentos e que objetiva aproximar os autores do público.

Nogueira explicou que as sessões de autógrafo serão apresentadas pelo jornalista Fernando Tólio. Em uma conversa, o jornalista questionará os escritores sobre suas obras e motivações. "É uma maneira de permitir ao autor apresentar sua obra, falar do seu material, para os leitores, para as pessoas participantes da feira", argumentou Nogueira.

Os lançamentos literários e as sessões contarão com nomes como Rodrigo Tavares (Noite escura, Andarilho e Ainda que a terra se abra), Marsal Alves (O livro dos barcos e Galicia, a casa na árvore), Giselda Lopes Lucas (Um olhar em retrospectiva), Cláudio Lemieszek e Élida Hernandes Garcia (Primazias de Bagé - segunda edição). E, ainda, com Francisco Botelho (Guerra do Paraguai), Denise Zandoná (Receitas ilustres de Natal), Simone Karam (Caminho de Casa), e, é claro, com o patrono da mostra, Severino Rudes Moreira.

Também será lançada a 5ª Antologia da Secretaria Municipal de Educação, a Smed, que foi produzida pela Leb Livraria e Cafeteria. Nogueira ainda citou o lançamento de um jovem escritor: Renan Carvalho, de apenas 15 anos. O empresário comentou que o menino tem vários livros escritos e lança, agora, o primeiro. Ainda mencionou curiosidades, como o lançamento de Denise Zandoná. No livro, que é uma coletânea de receitas, ela apresenta uma que é de família e ilustrou as páginas dedicadas para ela.

Questionado sobre o quanto essa edição da Feira do Livro será diferente - a mostra deste ano é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo -, o empresário argumentou: "Um dos pontos fortes desta feira é a volta dela. É a volta do contato do leitor, livro e autor. Isso fez com que todo mundo se empolgasse e tivesse um entusiasmo a mais para o evento dar certo e para que tenha uma boa participação do público". Ele acrescentou que, já que houve bastante insistência para que a Prefeitura realizasse o evento, nada mais justo que, como contrapartida, houvesse esse contato com os autores e a viabilização desta programação diferente. 

Tais momentos programados serão mesmo uma oportunidade para aqueles que têm interesse em começar a escrever, já que envolverá autores conhecidos até internacionalmente e aqueles que estão lançando suas primeiras obras. "Isso é importante. A gente vê a diversidade da feira, dos autores" ressaltou. O empresário, assim, definiu que esta feira terá o novo e o experiente em um mesmo lugar. 

"Temos um autor jovem, com 15 anos, lançando seu primeiro livro, e temos um escritor como o Chico Botelho, que é conhecido internacionalmente, como o Rodrigo Tavares e o próprio patrono da mostra, que é muito conhecido no Brasil, principalmente na área do tradicionalismo", justificou. "Temos a dona Giselda, que vem escrevendo há muito tempo, experiente e que vive se expondo, porque o autor se expõe através dos seus livros", completou. 

Bagé terá unidade móvel neste sábado de vacinação Anterior

Bagé terá unidade móvel neste sábado de vacinação

Sábados Azuis acontece neste final de semana Próximo

Sábados Azuis acontece neste final de semana

Deixe seu comentário