BAGÉ WEATHER

Saúde

Estado lança regulação do Samu

Itamar Aguiar/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Arita, Artur e Costa reuniram a imprensa

Na tarde dessa quarta-feira (30/8), os titulares da Secretaria da Saúde (SES), da Casa Civil (CC) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) receberam a imprensa na Casa da TVE, na Expointer, para prestar informações referentes à Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Conforme Arita, o governo do Estado recebeu informações da denúncia por meio de um colaborador da Central de Regulação do Samu somente após ele ter sido chamado por um veículo de imprensa para uma entrevista na quarta-feira (23/8). No mesmo dia, a secretaria instalou uma comissão sindicante que, já na sexta-feira (25/8), começou a oitiva dos diretores da Central. 

Depois de concluída a sindicância, serão tomadas as medidas indicadas pela comissão e será encaminhada cópia do relatório para a PGE e o Ministério Público. 

Outra ação anunciada pela secretária foi a instalação de câmeras de monitoramento eletrônico, que possibilitarão à SES garantir que os profissionais da central executem corretamente suas funções. Arita confirmou o afastamento do diretor de Regulação da SES, Eduardo Elsade. Em seu lugar assume a atual diretora-adjunta do Departamento de Regulação Estadual, Laura Sarti de Oliveira. A médica é servidora pública desde 2012 e foi designada para ocupar uma cadeira na mesa diretora do departamento em 2015. 

De acordo com Arita, a Secretaria Estadual da Saúde, em conjunto com o Ministério da Saúde, realizará uma auditoria no Centro de Regulação, para determinar os pontos falhos no sistema. A secretária ainda afirmou que o número de pedidos de informações que chegam à ouvidoria com relação ao funcionamento do Samu apresentou um decréscimo nos últimos anos. 


Obra de mesquita segue sem data para acabar Anterior

Obra de mesquita segue sem data para acabar

Levantamento aponta menos larvas do mosquito da dengue Próximo

Levantamento aponta menos larvas do mosquito da dengue

Deixe seu comentário