Alerta
Doenças respiratórias elevam internações
Thaís Nunes imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Santa Casa de Caridade tem o maior número de casos
Com a chegada do frio intenso na região da Campanha, aumentam os casos de doenças respiratórias. Isso reflete nas internações dos hospitais da cidade. A reportagem do Folha do Sul conversou com representantes das instituições de Saúde sobre a situação.
O chefe do setor de enfermagem do Hospital Universitário, enfermeiro Marcelo Cuadro, relatou que, até o momento, os leitos destinados para l Sistema Único de Saúde (SUS) estão lotados, mas não com casos de doenças respiratórias. Segundo ele, não houve um aumento significativo desses casos.
Na Santa Casa de Caridade, que é regional e recebe pacientes de outras cidades, segundo informações da diretora técnica do Núcleo Interno de Regulação, a médica Terezinha Ricaldone, os leitos SUS estão lotados. De acordo com a profissional, a maioria desses pacientes estão internados com doenças respiratórias, como asma, bronquite e pneumonia.
A médica disse que quando um paciente chega até o hospital, dependendo da gravidade da doença, é internado em leitos que não são do SUS. "Hoje, nós temos pacientes que estão aguardando leitos no Pronto-Socorro e ali eles estão sendo atendidos e fazendo a medicação", afirmou a diretora técnica da Santa Casa de Caridade.
A reportagem perguntou para os representantes dos hospitais sobre quantos leitos dispõem as instituições de Saúde. Ambos não responderam a pergunta.
Na Unidade de Pronto-Atendimento (Upa 24 horas) aumentou de forma significa os casos. Porém, não foi informado o percentual de internação. Conforme a chefe de enfermagem, Débora Machado de Souza, o maior número de casos são de crianças. Segundo ela, tem uma pessoa internada com suspeita de tuberculose, três com enfisema e uma com pneumonia.
Principais doenças
1. Asma
2. Bronquite crônica
3. Pneumonia
4. Rinite alérgica
5. Sinusite
6. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Como se prevenir
1 - Evitar locais aglomerados
2 - Manter os ambientes da casa limpos e arejados
3 - Evitar fumar
5 - Lavar bem as mãos
6 - Alimentar-se bem
Deixe seu comentário