BAGÉ WEATHER

Lira

Dengue: levantamento nos imóveis ocorre até a próxima semana

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nos pontos estratégicos, houve uma diminuição de focos do aedes

O terceiro Levantamento de Índice Rápido do ano começou na semana passada e a expectativa é concluir tal trabalho nesta semana ou na próxima. A informação é do secretário-geral de Governo, Geraldo Gomes. "A notícia boa é que os casos positivos de larvas diminuíram bastante. Dos 44 PEs, os pontos estratégicos, que nós temos, que estavam dando quase todos positivos, diminuíram, e agora passaram para quatro", ressalvou. Gomes ressalvou que a equipe da Vigilância em Saúde está atuando bastante nessa parte. "Colocaram veneno nos PEs, estão tratando. Então, não estão aparecendo larvas positivas", pontuou. Não há casos suspeitos de dengue em Bagé.

Vale lembrar que o segundo Lira ocorreu entre os dias 15 e 22 de maio; e o anterior entre os dias 16 e 22 de janeiro. O Lira, em síntese, busca verificar a situação da infestação de mosquito da dengue na cidade. De acordo com informações repassadas pela Vigilância em Saúde à reportagem, em outras ocasiões, no Lira, um percentual de imóveis é verificado. No de maio, por exemplo, foram visitados 2 746 imóveis do município. Desse montante, 6,9% tinham focos do mosquito da dengue. Ou seja, foram encontradas larvas do aedes aegypti em 120 imóveis. Os dados foram confirmados, naquela ocasião, pelo agente de endemias Jorge Rafael Costa.

Quando o segundo Lira foi realizado, os dados apontaram um aumento de focos do mosquito - em comparação ao primeiro levantamento do ano. O aumento foi de 1,6% no número de focos do mosquito - o equivalente a 27 imóveis a mais que no primeiro levantamento de 2023. Em fevereiro, quando esse primeiro levantamento foi divulgado, Gomes havia informado que, dos 1 746 imóveis do município visitados em janeiro, 5,3% tinham focos do mosquito da dengue. É importante lembrar que são quatro ciclos do Lira por ano. Em reportagens do início deste ano, Gomes explicou que o levantamento dos imóveis ocorre em um curto espaço de tempo e os quarteirões que são verificados são sorteados. Isso para que seja possível apontar uma estimativa do índice de infestação. As zonas da cidade são repassadas para a Vigilância pela Sétima Coordenadoria de Saúde.

Filme de bageense é destaque no Festival de Cinema de Gramado Anterior

Filme de bageense é destaque no Festival de Cinema de Gramado

Igreja mãe da Diocese irá ficar de cara nova Próximo

Igreja mãe da Diocese irá ficar de cara nova

Deixe seu comentário