BAGÉ WEATHER

Radialista

Da venda de cachaça no balcão a diretor da Pioneira

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Saliba atua no microfone há mais de 30 anos

Uma das vozes mais conhecidas da radiofonia bageense, há mais de 34 anos, agora assume a função de comando da rádio Cultura - conhecida como a Pioneira. O radialista e ex-vereador do PTB, Santo Geraldo Camacho ( Saliba), 52 anos, é o novo diretor da emissora.

O profissional, que tem 34 anos de microfone, conversou com a reportagem do jornal Folha do Sul, quando falou sobre planos e a nova fase em sua vida profissional.

De forma humorada, o radialista recorda que, quando guri, trabalhava em uma bar onde vendia cachaça para os clientes. Segundo Saliba, muitos deles já morreram. Nas horas vagas, costumava pegar um pedaço de madeira que imitava ser um microfone e narrava os gols do clube do coração - o Grêmio. Foi quando, um dia, o jornalista já falecido, Paulo Fontes, o convidou para trabalhar na rádio Cultura.

A princípio ele ficou incrédulo com o convite, mas foi, já que o rádio era um sonho que acalentava. A estreia seria ao lado de Fontes como plantão esportivo. Ocorre que, nesse dia, Fontes estava de cama e o jovem teve que ir para a linha de frente sozinho.

Depois Saliba virou setorista no Grêmio Esportivo Bagé até virar narrador de futebol. Apaixonado pelo rádio, contou que a profissão de radialista é sua vida. " É a minha paixão; tanto que estou há 32 anos apresentando o programa Alvorada Gaúcha. Eu tenho três filhos de sangue, mas o Alvorada é meu filho mais velho ", brinca.

O Louco Véio, como é conhecido, diz que o destino quis que ele assumisse a função de diretor geral da Rádio Cultura. No que diz respeito a grade da programação, ele informou que, neste momento, não irá haver alterações. Ele argumentou que programas como o Alvorada Gaúcha e o Visão Geral, apresentado por Edgar Abip Muza, estão há mais de 50 anos no ar de forma ininterrupta.

Mudança para a FM 

Geraldo Saliba disse que, em algum momento, a Rádio Cultura vai precisar migrar para a Frequência Modulada( FM), mas, por enquanto, vai  seguir no AM  " Somos a única AM de Bagé, mas ainda temos um prazo para continuar antes de migramos para o FM", pontuou.

O novo diretor revelou um sonho que é ter um programa ao vivo da meia-noite às 5h. Além disso, quer, no futuro, focar no jornalismo,

Ao ser questionado se, com a função de gestor, irá abandonar os programas  que apresenta,  Saliba foi enfático ao afirmar que não e que ainda pretende voltar a narrar jogos de futebol. "Se Deus me deu a chance de ser diretor da Rádio Cultura é porque tenho condições", falou.

Ele apresenta o programa Alvorada Gaúcha, que começa às 5h30min, e, às 7h30min, o Jornal da Cultura, que vai até as 9h. À tarde apresenta o programa Cheiro de Galpão. 

Obra reúne artigos sobre a cultura negra Anterior

Obra reúne artigos sobre a cultura negra

Desfile Farroupilha é adiado para sábado Próximo

Desfile Farroupilha é adiado para sábado

Deixe seu comentário