BAGÉ WEATHER

Campanha

CTGs lutam para manter acessa chama da tradição

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

No encerramento das festividades Farroupilha deste ano, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) lançou a campanha "O que tem no CTG -Venha conhecer". Isso com o objetivo principal de despertar o interesse do público e estimular o ingresso de novos participantes nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) existentes no Brasil e no exterior.


De acordo com Gilse Jorge Lima, patroa do CTG Pampa Minuano, durante a pandemia, as pessoas ficaram muito em casa. "Agora, nós aqui no Pampa e Minuano estamos fazendo convites para que as pessoas voltem a frequentar e tragam as crianças para participarem das invernadas. Nós precisamos resgatar essas crianças e a comunidade em geral", argumentou. A patroa falou que a entidade foi beneficiada por um projeto do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. "Já estamos realizando aula de canto e declamação - essa também é uma maneira de atrair as pessoas para o CTG", argumentou. 


O patrão do CTG Prenda Minha, Mauro Ricardo Machado Berny, explicou que, atualmente, a entidade "está voltando" após a pandemia. Um exemplo foi a Semana Farroupilha deste ano, que foi considerada por ele um sucesso."Atualmente, dentro da entidade, existe as invernadas pré-mirim, mirim, juvenil e adulta, além de várias pessoas que estiveram no CTG durante a Semana Farroupilha e depois voltaram para se associarem", comentou. Segundo Berny, o melhor lugar para criar um filho é dentro de um CTG, porque é um local sadio. "Os pais trazem os filhos, que participam das invernadas", pontuou.


Com 20 anos de CTG Campo Aberto, o capataz da campeira André Lima contou que, atualmente, crianças de 6, 7 e 8 anos e adolescentes a partir dos 14 anos estão procurando pela primeira vez a entidade, pedindo para fazer parte da entidade. Lima relatou que, para as crianças e os jovens que chegam no Campo Aberto, eles têm uma iniciação de como encilhar um cavalo e depois, então, começam a participar de eventos, como tiro de laço em vaca parada. "Nós aqui já temos jovens de 14 e 15 anos que estão ganhando prêmios fora da cidade", mencionou.

Anterior

Vacina para crianças de 6 meses a 2 anos está disponível

Vacinas para crianças de 6 meses a 2 anos chega nesta quinta Próximo

Vacinas para crianças de 6 meses a 2 anos chega nesta quinta

Deixe seu comentário