BAGÉ WEATHER

Feriado

Comércio e mercados fecham no Dia do Trabalhador

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Serviços não estão autorizados pela convenção coletiva

O feriado da próxima segunda-feira, Dia do Trabalhador, altera os principais serviços na Rainha da Fronteira. Sobretudo porque o primeiro de maio é uma das três datas em que o comércio e os mercados, por exemplo, não podem abrir as portas (salvo se apenas proprietários atuarem) - o que está estabelecido em convenção coletiva. Por isso, vale atentar ao fato de que esses estabelecimentos só atendem até domingo e, depois, na terça-feira.


Correios e bancos
As agências dos Correios não abrem no dia primeiro de maio, tal qual ocorreu nos dois feriados nacionais deste mês de abril. Assim, o atendimento é só até esta sexta-feira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia do Trabalhador.

Vale mencionar que contas e carnês com vencimento para o dia 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, no próximo dia útil seguinte. Os caixas eletrônicos das agências também podem ser utilizados normalmente, além do internet banking e dos aplicativos dos bancos.


Comércio
Nem mesmo a proximidade do Dia das Mães altera uma convenção: no Dia do Trabalhador, o comércio não está autorizado a abrir as portas. Pelo menos não com mão de obra. Ou seja, proprietários podem abrir seus estabelecimentos desde que eles mesmos atendam os clientes.

De acordo com Nilton Machado Martins, do Sindicato dos Empregados do Comércio de Bagé, o Dia do Trabalhador é uma das três datas em que o comércio não está autorizado a atuar com seus trabalhadores - além do primeiro de maio, também não pode no dia primeiro de janeiro e no dia 25 de dezembro.

Ele lembrou que aqueles que desrespeitarem o que está estabelecido em convenção coletiva terão que pagar multa, que é de R$ 723,45 por empregado.


Mercados
No caso dos mercados, conforme confirmou o empresário Lindonor Peruzzo, não haverá atendimento no Dia do Trabalhador. As lojas abrem até domingo e só retomam o atendimento aos clientes na terça-feira. O diretor de relacionamentos da rede Supermercados Nicolini, Selmo Dias, explicou: "Pela convenção coletiva de trabalho, os supermercados não podem abrir". E acrescentou: "São três feriados no ano em que os supermercados não podem abrir em Bagé: primeiro de janeiro, primeiro de maio e 25 de dezembro".


Ônibus
O dia do Trabalhador é feriado nacional. Assim, os ônibus do transporte público devem circular de acordo com a tabela de horários de domingos e feriados.


Serviços estaduais
Conforme o Decreto 56.699, de 21 de outubro de 2022, a segunda-feira, primeiro de maio, é feriado no serviço estadual. O retorno das atividades só ocorre na terça.


Mudança no racionamento
Vale mencionar que o dia primeiro de maio é o último com racionamento de 15 horas em Bagé. A partir do dia 2, terça-feira, serão 18 horas sem água. A cidade permanece dividida em dois setores - um com abastecimento das 6h às 12h e outro com água das 18h a meia-noite.

Anterior

"Gira ao povo de Exu" é ponto alto de evento

Junta Militar destaca prazo do alistamento Próximo

Junta Militar destaca prazo do alistamento

Deixe seu comentário