BAGÉ WEATHER

Em Joinville

Cia Bageense de Arte e Dança conquista prêmio inédito

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Grupo garantiu primeiro lugar em Danças Populares Brasileira Sênior

A Cia Bageense de Arte e Dança conquistou o primeiro lugar em Danças Populares Brasileira Sênior. Isso na edição 40 do maior festival de dança do mundo, que acontece em Joinville. O coreógrafo Dii Santos destacou que o festival de Joinville é muito tradicional. "É conhecido mundialmente e, desde 2004, é reconhecido como o maior festival de dança do mundo pela quantidade de bailarinos. São 10 dias de evento. São palcos espalhados por toda a cidade", contextualizou. "Tem prestígio. É onde todo bailarino, companhia de dança, quer estar, quer participar", acrescentou. 

  

Ele destacou que essa é a segunda vez que a Cia Bageense de Arte e Dança participa do evento. Isso que a companhia é relativamente nova: tem apenas seis anos. O grupo conta com 20 bailarinos. "Não são pessoas que vivem somente da dança. São pessoas que trabalham em outros ramos e que tem a dança também como um meio de poder se expressar", ressalvou, ao ressaltar que na primeira participação, no ano passado, o grupo conquistou a segunda colocação e, agora, a primeiríssima. "Com uma coreografia de Danças Populares Brasileira, na categoria sênior, e um trabalho de dança afro. E aí a gente meio que já quebra a curva, por o interior do Rio Grande do Sul ser conhecido por dança tradicionalista. Quando a gente chega aqui em Santa Catarina com danças afro, as pessoas ficam chocadas", observou, sobre a conquista. 

  

A vitória foi confirmada na segunda-feira, quando o grupo dançou e concorreu com seis companhias de todo o país. "Ficamos com o primeiro e muito felizes. As companhias que ganham são obrigadas, por regulamento, a ficarem no festival para dançarem na noite dos campeões, que acontece no dia 29, sábado. Então a gente retorna para a noite dos campeões, dançando a mesma coreografia e recebendo da organização e do governo de Santa Catarina o troféu de primeiro lugar", comemorou. "É importante ressaltar que, para a cidade, é um prêmio inédito. Estamos felizes por estarmos fazendo história - uma companhia tão nova que já obteve tantos prêmios", enfatizou. 

  

Premiações 

Coreografia Raízes, modalidade Danças Populares Brasileiras Sênior: 1° lugar; 

Coreógrafo: Dii Santos; 

Elenco: Pedro Santos, Max Vaz, Carlos Barbieri, Kainã Alves, Diego dos Santos, Marcelo Goulart, Thayna Gonçalves, Eduarda Rodrigues, Maria Eduarda Batista, Maria Eduarda Machado, Rafaela Machado, Xaiane Peres, Gabriela Bastos e Vitória Breanzini; 

Competição Palco da Sapatilha - Jazz Solo Masculino Adulto (Coreografia Muitos em Mim, de Dii Santos), com o bailarino Max Vaz: 3º lugar. 

Bagé sedia o Primeiro Moto Encontro de Inverno Anterior

Bagé sedia o Primeiro Moto Encontro de Inverno

Bagé será palco da escolha do Mais Feio do Brasil Próximo

Bagé será palco da escolha do Mais Feio do Brasil

Deixe seu comentário