BAGÉ WEATHER

Alerta

Busca pelo Cartão Cidadão do Devolve ICMS está abaixo do esperado

Divulgação/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Média diária é de 800 cartões retirados sendo que a expectativa era de 1,2 mil

Algumas cidades do Rio Grande do Sul têm registrado movimento abaixo do esperado sobre a procura pelo Cartão Cidadão do programa Devolve ICMS do governo estadual. Em Bagé, a media diária de pessoas que buscam o cartão tem se mantido abaixo do esperado. Cabe ressaltar que o calendário bageense prevê a entrega do cartão até amanhã.

Conforme o titular da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), Graziane Lara, assim como acontece em outras cidades, a procura pelo Cartão Cidadão em Bagé está abaixo do esperado. "Realmente, a procura pelo Cartão Cidadão do Devolve ICMS está abaixo do esperado", admitiu.

Ontem, o secretário conversou com a gerência local do Banrisul - que é o banco onde os pagamentos serão feitos e que emite os cartões - e foi informado sobre os números. De acordo com os dados repassados, desde a última terça-feira, quando começou a entrega dos cartões, até agora a média diária de pessoas que retiram o cartão é de 800. A expectativa do banco era que forem ao menos 1,2 mil por dia para atender a todos os beneficiários dentro do prazo.

Por isso, a Smasi está atendendo a todos aqueles que não foram buscar o cartão na data correta, mesmo que o prazo já esteja vencido. "Quem passou a sua letra pode ir igual", garantiu Lara.

Para isso, a Secretaria mobilizou uma grande equipe para que os beneficiários possam ser atendidos. "A gente está com a equipe mobilizada ara dar suporte e apoio para o Banrisul", afirmou.

Sobre o andamento das entregas e a espera, o secretário que o movimento costuma ser concentrado na parte da manhã. "Na parte da tarde tem sido bem menor a procura. Então fica fácil de receber e rápido na parte da tarde. É só nas primeiras horas que tem mais fluxo. Mas, depois, já fica bem tranquilo", relatou.

Assim, o titular da Smasi pede que as pessoas compareçam ao ginásio do Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão) até amanhã para retirar o Cartão Cidadão. Após essa data, a retirada só poderá ser feita na agência do Banrisul. "Na agência vai ser bem mais difícil e burocrático para pegar porque há um menor número de funcionários para atender e recepcionar o pessoal, tendo em vista que tem os cliente do dia a dia do banco. E, provavelmente, deve ter agendamento, pegar senha, já que também tem a questão da aglomeração e na agência o espaço é pequeno", alertou.

Como funciona

O Devolve ICMS é uma iniciativa do governo do Estado do RS e visa devolver ICMS para famílias de baixa renda. O programa abrangerá famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com base nos critérios de que recebam o benefício do Bolsa Família ou que cujo titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular.

Todas as famílias beneficiadas possuem renda mensal de até três salários mínimos nacionais ou renda per capita por mês inferior a meio salário mínimo nacional, conforme critérios do CadÚnico.

O programa inicialmente abrange cerca de 432 mil famílias que terão uma devolução de R$ 400,00 por ano, que serão pagas em quatro parcelas anuais de R$ 100,00.

Para receber o cartão, não é preciso ter conta bancária. A ida ao banco ou ao local indicado pelo Banrisul é feita uma única vez apenas para a retirada do cartão pelo titular. Os créditos serão adicionados de forma automática a partir de dezembro, quando podem ser utilizados em mais de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero. Para retirar o seu cartão, o usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF, além de estar usando máscara.


Informações sobre a entrega dos cartões

Local: ginásio do Complexo Esportivo Presidente Médici (Militão)

Horário: das 9h às 17h


Leitores opinam sobre possibilidade de Brasil ter novo feriado Anterior

Leitores opinam sobre possibilidade de Brasil ter novo feriado

Luiz Coronel é embaixador do turismo e dos vinhos da Campanha Próximo

Luiz Coronel é embaixador do turismo e dos vinhos da Campanha

Deixe seu comentário