BAGÉ WEATHER

Saúde

Bagé receberá 13 profissionais pelo Mais Médicos

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo federal divulgou o edital do programa Mais Médicos, que apresenta detalhes sobre as 6,2 mil vagas disponíveis em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, serão selecionados 552 profissionais para atuar em 216 municípios. Porto Alegre é a cidade com o maior número de vagas, com 67, logo depois vem Pelotas (com 20) e, em terceiro, Bagé, que receberá 13 profissionais. Vale mencionar que o edital publicado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde é voltado exclusivamente para aqueles municípios que têm interesse nas vagas do programa.

O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, comemorou o fato do município ter sido contemplado. Ele destacou que essa era uma necessidade que o município tinha desde o ano passado. "Estávamos com várias necessidades de médicos para completar as equipes da Estratégia Saúde da Família", pontuou. Ele destacou que tudo para garantir a vinda desses profissionais já foi feito e que a pasta aguarda mais informações por parte do Ministério da Saúde. "Vamos retomar os atendimentos nos postos de Saúde da cidade, ESFs. Entre hoje e amanhã, a gente vai ter mais informações do andamento desse programa. O importante é que nós fomos beneficiados com mais 13 médicos para a cidade de Bagé", enfatizou.

Entenda

O valor das bolsas do programa Mais Médicos, relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 20 de março, deve continuar sendo o mesmo oferecido atualmente, cerca de R$ 12,8 mil. Além disso, os médicos participantes ainda receberão auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde irão atuar.

O objetivo do governo ao relançar o Mais Médicos é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde. Até fevereiro de 2023, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabilizava a presença de 1 320 profissionais dos programas Mais Médicos (do governo de Dilma) e Médicos Pelo Brasil (do governo Bolsonaro PL) atuando no Rio Grande do Sul. O Mais Médicos tinha 491 postos ocupados e 412 vagos, enquanto o Médicos Pelo Brasil contava com 289 profissionais atuando e 128 vagas em aberto no Estado.

Livraria realiza semana do livro solidário Anterior

Livraria realiza semana do livro solidário

Daeb confirma racionamento de 18 horas em maio Próximo

Daeb confirma racionamento de 18 horas em maio

Deixe seu comentário